Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/07/2008

Acordo coloca fim à greve no Correios

Após 21 dias de paralisação chegou ao fim ontem a greve dos funcionários da Empresa de Correios e Telégrafos. Mas a direção estima que serão necessários cerca de 10 dias para regularizar os serviços de entregas de correspondências e encomendas em todo o país. Em Penápolis, onde os funcionários não aderiram ao movimento, à informação conseguida pela Reportagem ontem a tarde é de que todo o serviço de envio ou recebimento era mantido dentro da regularidade. Mas, em todo o país a estimativa é de que cerca de 130 milhões de cartas estão com a entrega atrasada, segundo o último levantamento da própria empresa. Até sexta-feira, quando a greve completava 18 dias, 420,6 milhões de correspondências haviam sido postadas pelos clientes durante a paralisação, mas apenas 69% haviam chegado ao destino. Entre as encomendas, 96,4%, de 10,2 milhões de pacotes, já haviam sido entregues.
A expectativa para regularizar as entregas se deve ao compromisso dos grevistas em compensar as horas não trabalhadas. A empresa informou que os serviços com hora certa - Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta -, que garantem prazo de entrega, ainda não tem previsão de retorno.

Volta ao trabalho
Segundo a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares), até o fim da manhã de ontem, apenas os sindicatos do Maranhão e Bahia haviam votado e aceitado o fim da greve. A Fentect conta com 33 sindicatos conveniados e são necessários que 18 deles votem pelo fim da paralisação. Estavam previstas assembléias para ontem a tarde em vários Estados, que deverão ratificar o acordo da Fentect com a direção dos Correios, assinado no último sábado. Pelo acordo ficou definido que será pago um adicional de 30% de risco para 43 mil carteiros. Aos demais funcionários da distribuição e aos atendentes em guichê de agência, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260. Os dias parados não serão descontados, mas compensados mediante banco de horas, e os Correios e a Fentect voltarão a discutir, em agosto, na data-base da categoria, os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008. O crédito do vale-refeição - alimentação ou cesta - será efetuado após o encerramento da greve. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade