Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/01/2007

Acontece hoje a Campanha de doação de sangue

Na manhã de hoje, 6, será realizada em Penápolis a primeira campanha do ano para arrecadação de bolsas de sangue. Para doar as pessoas deverão comparecer no Centro de Saúde - Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99), no horário das 7h às 12h horas, levando a carteira de identidade.

O material é destinado à manutenção do estoque do banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia local, hospital de referência para milhares de pacientes de toda a região. Além da Santa Casa, o banco de sangue também fornece material para o Hospital Luiz Valente e hospitais de outras cidades da micro-região, como Alto Alegre, Barbosa e Avanhandava.

“Esperamos contar com a sensibilidade da população, afinal doar sangue não faz nenhum mal ao doador e ainda ajuda a salvar a quem precisa”, acrescentou a funcionária do Banco de Sangue, Celina Meireles. De acordo com ela, a expectativa é de arrecadar, no mínimo, 250 bolsas de sangue, para suprir as necessidades de consumo dos hospitais.

“Precisamos de uma boa adesão dos penapolenses, pois nesta época do ano, quando muitas pessoas estão em período de férias e também viajando, o número de doações cai bastante e infelizmente os casos de transfusões de sangue aumentam”, comenta Celina.

 

Quem pode doar

Tanto homens quanto mulheres maiores de idade podem fazer a doação. A recomendação é para que se tenha peso corporal a partir de 50 quilos para homens e 52 quilos para as mulheres e que não estejam fazendo uso de medicamentos.

Quem já teve ou tem hepatite, hanseníase, chagas, diabetes, aids ou qualquer outra doença sexualmente transmissível não pode doar sangue.

A pessoa que colocar piercing, brincos ou fizer acupuntura, só poderá fazer a doação após três dias da perfuração. No caso de tatuagem e cirurgias, o período é maior, a doação de sangue será permitida após um ano. E quem tiver tomado vacina contra tétano, coqueluche, difteria, hepatite e meningite, o prazo é de 48 horas; já a vacina contra a raiva permite a doação somente após um ano da aplicação.

A unidade possui um cadastro de doadores, que inclusive já têm carteirinha, mas é preciso que mais pessoas participem desta ação. Os doadores já cadastrados pelo banco de sangue receberam correspondência da unidade visando a colaboração em mais uma etapa do trabalho.

 

Alimentação

Celina recomenda aos doadores que façam uma dieta mais balanceada na véspera da doação, diminuindo a ingestão de comidas gordurosas e bebidas alcoólicas.

“Não é preciso fazer regime ou jejum. Basta evitar o abuso destes tipos de alimentos que alteram a qualidade do sangue” – aconselhou. “No dia da doação não é preciso sair de casa sem tomar o café da manhã, o que poderá causar mal estar no doador. Deve ser feita uma alimentação leve, com uma xícara de chá ou café e um pedaço pequeno de pão, pois isso vai ajudar a pessoa a se sentir melhor caso tenha que esperar algum tempo pelo atendimento”.

 

Coleta e exames

Todo o trabalho de triagem do público e a coleta do material serão executados pela equipe do Hemocentro de Fernandópolis/SP, que também é responsável pela realização de exames para controle da qualidade e distribuição do sangue. A doação não causa prejuízos à saúde e todo material utilizado é descartável.

“Novamente pedimos à população que participe da campanha e ajude o banco de sangue a continuar salvando muitas vidas. Contamos com a solidariedade de todos”, pediu a funcionária do banco de sangue, Celina Meireles. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade