Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/05/2014

ABRIL: Criminalidade tem variação no mês em Penápolis

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
Diversos trabalhos são feitos pela PM para coibir ações criminosas como bloqueios nas ruas em horários diversos

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou nesta semana os dados sobre a criminalidade nas cidades paulistas durante o mês de abril. Penápolis teve variação de índice, apresentando queda em alguns crimes cometidos na cidade. De acordo com o levantamento apresentado, em abril foram registrados 66 furtos, número maior do que o obtido em março, quando foram 51 casos registrados pela polícia. A redução foi destacada nos casos de roubos, em abril foram 12 casos, menor do que os registrados em março deste ano, quando somaram 16. Se por um lado os roubos cairam, por outro, o os furtos de veículos teve aumento significativo, passando de dois casos em março deste ano para 10 em abril. Os estupros registrados na cidade também tiveram redução de três para dois casos em abril. Em abril deste ano foram registrados oito casos de tráfico de drogas e 44 pessoas se feriram em acidentes de trânsito. Segundo a Secretaria de Segurança pública, entre os meses de janeiro e abril deste ano, foram dois homicídios culposos por acidentes de trânsito, uma tentativa de homicídio, 105 lesões corporais dolosas, 155 lesões corporais culposas por acidentes de trânsito, quatro lesões corporais culposas (outras), 7 estupros, 20 tráficos de entorpecentes, 41 roubos, 236 furtos e 23 furtos de veículos. Os dados não são considerados alarmantes pela polícia, que considera como resultados de ações em conjunto entre a Polícia Militar e a Civil que, ao longo dos anos, vem contribuindo para uma significativa redução de ocorrências. A PM, por exemplo, conta com trabalhos desenvolvidos na cidade que vão desde a identificação dos locais, horários, estatísticas e modo operante dos criminosos, até as denúncias anônimas, e ao cidadão bem informado que adota medidas de prevenção. Diversos trabalhos são feitos pela PM para coibir ações criminosas como bloqueios nas ruas, abordagem de pessoas suspeitas, entre outras. A PM também dispõe de serviços do CPI-10 de Araçatuba, que está sempre à disposição para atender as necessidades do policiamento em Penápolis, como a Força Tática e o Helicóptero Águia. Mesmo com a ação da polícia ainda é difícil controlar algumas ações, muitos aumentos na criminalidade estão relacionados ao fato de bandidos que haviam sido detidos serem soltos, voltando a agir na sociedade até que sejam identificados e novamente presos.

Região
Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública, com cinco casos registrados, os homicídios dolosos caíram 28,57% na região de Araçatuba, em abril. Foram duas mortes intencionais a menos neste mês, se comparadas às sete registradas no mesmo período do ano passado. Ainda em abril, os latrocínios (roubos seguidos de morte) permaneceram zerados. No comparativo entre o primeiro quadrimestre de cada ano, o indicador ficou estável em um caso. Os furtos também diminuíram na região. Em abril do ano passado, foram contabilizados 766 casos, contra 712 neste ano. A redução de 54 ocorrências representa 7% de casos a menos. Em abril, outros três indicadores criminais permaneceram zerados na região – extorsões mediante sequestro, roubo a banco e de carga. Analisando somente os quatro primeiros meses de cada ano, também não há registros de extorsões mediante sequestro desde o início da série histórica, em 2001. Os casos de roubo a banco também ficaram zerados na região de Araçatuba nos quatro primeiros meses deste ano, assim como nos do ano passado. Analisando somente os meses de abril, as únicas ocorrências desta natureza foram registradas em 2003 e 2007 – um caso em cada ano. 

(Rafael Machi – Com informações da SSP-SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade