Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/12/2006

Ação Jovem recebe inscrições para 2007

Detalhes Notícia

Todos os jovens penapolenses que se enquadram no perfil de atendimento do programa social Ação Jovem já podem procurar a Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) para se inscrever visando uma vaga para o ano de 2007. Basta ter entre 15 e 24 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar matriculado no ensino fundamental ou médio. O Ação Jovem é um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Penápolis, por meio da Sasc. Neste ano de 2006 foram atendidos 200 jovens na cidade. Através do recebimento de uma bolsa no valor de R$ 60,00 os jovens de baixa renda recebem estímulo para que possam permanecer ou retornar ao Ensino Fundamental ou Médio, ou ainda fazer um curso profissionalizante que contribua para sua formação, aumentando as chances de competir no mercado de trabalho. “Trata-se de uma forma de incentivo para que esses jovens possam concluir seus estudos. Com isso o programa ajuda a reduzir a evasão escolar, contribuindo para uma melhor expectativa de vida dos jovens mais carentes”, afirma o secretário de Assistência Social e Cidadania, Clésio Tomazin.

A bolsa é recebida através da utilização de um cartão magnético fornecido pelo programa para que seja feito o saque diretamente nos terminais eletrônicos do Banco Nossa Caixa.

 

Avaliação

Segundo informações da assistente social da Sasc, Rosiley Berbel, todos os jovens beneficiados estão passando por uma criteriosa análise da equipe, onde será atestado o rendimento e o cumprimento das exigências do programa.

“A vigência da participação é de 12 meses, podendo ser prorrogada, conforme necessidade, pelo mesmo período” – explica. “Por esta razão estamos avaliando como cada participante se saiu neste ano, como se integrou aos objetivos do programa e principalmente se continuam ou não cumprindo os requisitos exigidos pelo governo para atendimento”. Rosiley informa, ainda, que alguns destes jovens mudaram de cidade e abandonaram o programa, outros deixaram de comparecer a algumas das atividades propostas e outros ainda já passaram da idade ou saíram da escola, contrariando a exigência principal. Quem está matriculado regularmente precisa apresentar, mensalmente, um certificado da unidade escolar comprovando freqüência mínima de 70%. “Vamos avaliar caso a caso para realizar os cortes daqueles que não estão atendendo aos propósitos. Os que estiverem atendendo corretamente as exigências e demonstrando interesse deverão prosseguir conosco em 2007, e as vagas que surgirem serão preenchidas pelos demais jovens que precisam”, esclarece. “Por isso pedimos aos interessados que procurem a nossa recepção e se inscrevam, pois manteremos contato para uma seleção, caso haja maior número de pretendentes do que de vagas em aberto” – acrescenta a assistente social.

 

Ações sócio-educativas

Os jovens participantes são obrigados a participar de ações sócio-educativas desenvolvidas em parceria com outras secretarias municipais, como a Cultura, Educação, Saúde e Esportes, além de outras entidades do município que estejam ligadas aos objetivos. Essas ações, segundo a assistente social, visam o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos jovens.

“Neste ano tivemos ótimas experiências neste sentido. Foram desenvolvidas palestras e dinâmicas com profissionais que expuseram sobre vários assuntos, entre eles a orientação vocacional, prevenção de Aids, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce, prevenção contra drogas e alcoolismo, violência doméstica e planejamento de vida, entre outros assuntos importantes” – cita Rosiley.

 

Próximo ano

A assistente social revela que para o próximo ano a Sasc está viabilizando recursos adicionais junto ao Governo do Estado para uma possível parceria com profissionais e até mesmo escolas da cidade visando a realização de cursos profissionalizantes. “Alguns dos jovens atendidos já procuraram por conta própria escolas de informática e inglês, bancando as mensalidades com o dinheiro da bolsa, o que nos deixou muito satisfeitos” – conta. “Ainda estamos estudando, porém é bastante provável que estabeleçamos parcerias para que mais jovens possam freqüentar este tipo de curso. Também pretendemos criar cursos de vendas e garçom, conforme sugeriram os próprios participantes”.

 

Informações

Mais informações podem ser obtidas junto à Sasc, na avenida Marginal Maria Chica nº 1415, em frente ao Paço Municipal. O horário de atendimento ao público é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato são 3652-4603 e 3652-5307. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade