Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/11/2006

Ação de Graças é comemorado hoje na Associação Renascer

O Fundo Social de Solidariedade de Penápolis realiza hoje, 23, às 20h00, o culto ecumênico de Ação de Graças. O evento será na sede da Associação Renascer da Terceira Idade, no Jardim Eldorado. Líderes religiosos das comunidades católica, evangélica e espírita participarão do culto, onde a população terá a oportunidade de dedicar gratidão à Deus pelas bençãos recebidas durante o ano.

Para que toda a comunidade tenha a oportunidade de participar da Ação de Graças, a Prefeitura Municipal está colocando ônibus para transporte gratuito.

Os ônibus percorrerão os bairros mais distantes do local do evento, saindo às 19h30 dos seguintes locais: Escola Sesi, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Creche do Jardim Alphaville, Escola Municipal Elza Nadai Silvino (Jardim Pevi), ponto de ônibus do Jardim Esplanada, Igreja de São Benedito (Jardim Brasília), Escola Municipal Armelindo Artioli (Jardim Del Rey), Igreja de São José (Cidade Jardim), entrada do bairro Sílvia Covas, Escola Municipal Montaha Gibara Ayub (Residencial Haroldo Camilo).

 

O Começo

A origem da comemoração do dia de ação de graças remonta há milhares de anos, quando povos antigos se reuniam para festejar a colheita de seus cereais, base de sua alimentação e subsistência. Porém tomou incremento nos tempos modernos quando um grupo de protestantes, em 1620, abandonou a Inglaterra devido a perseguições religiosas rumo à América. Eram 102 pessoas que viajaram no navio My Flowers, chamados de “os puritanos”. Chegando numa terra estranha sofreram diante das intempéries do tempo e da falta de experiência no cultivo da terra, tendo que construir suas casas antes que o inverno chegasse.

Os índios americanos ensinaram a eles lavrar a terra, a plantar e a caçar. Mais da metade destes peregrinos morreu antes da primeira colheita pelas doenças e outras causas.

No ano seguinte, quando chegou a época da colheita, ficaram felizes com a fartura. Eles se reuniram para comemorar e agradecer a Deus por aquela bênção e pela terra que haviam escolhido para sua pátria.  O presidente dos Estados Unidos, George Washington, fez uma proclamação a favor da festividade, ficando escolhida a última quinta-feira de novembro para expressar a gratidão nacional. No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos assistiu ao culto de ação de graças e declarou: “Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. Mas foi o presidente Eurico Gaspar Dutra que instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, em 17 de agosto de 1949. A lei foi regulamentada no ano de 1965 pelo então presidente Castelo Branco, quando se oficializou a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo o território nacional. Secom-PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade