Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/01/2026

Poço profundo será inaugurado em 22 de março

Imagem/Reprodução/Daep
Detalhes Notícia
Poço profundo de Penápolis teve início em abril de 2023 e será inaugurado em 22 de março deste ano

DA REDAÇÃO

A Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental de Penápolis (Daep) anunciou, nesta segunda-feira (26), a data oficial de inauguração do poço profundo, nova e estratégica fonte de captação de água do município. A entrega do sistema está marcada para o dia 22 de março, data em que se celebra o Dia Mundial da Água, simbolizando um novo capítulo no planejamento hídrico da cidade.

O poço profundo foi projetado para garantir segurança no abastecimento de água pelos próximos 40 anos, ampliando a capacidade do sistema e reduzindo a dependência exclusiva do Ribeirão Lajeado, até então o único manancial responsável pelo fornecimento de água à população. Segundo o Daep, o investimento representa não apenas uma obra de infraestrutura, mas uma ação de planejamento voltada ao presente e às futuras gerações.

A nova estrutura permitirá a captação de água do Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do mundo, reconhecido pela qualidade de suas águas e pela importância estratégica para diversos municípios do interior paulista.

A necessidade de diversificar as fontes de abastecimento ganhou ainda mais evidência após episódios críticos enfrentados por Penápolis nos últimos anos. 

Em setembro de 2022, um caminhão carregado com soda cáustica tombou no Ribeirão Lajeado, provocando a contaminação temporária da água e a interrupção da captação. Na ocasião, o Daep precisou adotar medidas emergenciais para manter o fornecimento, utilizando os reservatórios existentes e monitorando constantemente, a qualidade da água.

Somado a esse episódio, períodos de estiagem e a redução do nível do Lajeado acenderam o alerta sobre a vulnerabilidade do sistema, reforçando a necessidade de uma segunda fonte de captação capaz de garantir o abastecimento mesmo em situações extremas.

Confira matéria completa nas edições do DIÁRIO.

Siga-nos também em nossas redes sociais:

YouTube: https://youtu.be/Qp-uTRCDXNU

Instagram: @diariodepenapolis

facebook.com/jornaldiariodepenapolis

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2026 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade