Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/04/2024

Inspira 2024: celebre a saúde e o bem-estar no Sesc Birigui

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Erick Schulz, um dos mais conceituados especialistas em Ayurveda, estará em Birigui

DA REDAÇÃO

O mundo está em constante movimento e o ritmo frenético da vida moderna muitas vezes distancia as pessoas do cuidado essencial consigo mesmas. Pensando nesse contexto, o Sesc São Paulo propõe uma oportunidade única de pausa e reflexão. De 10 a 21 de abril, acontece a 7ª edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, projeto vai além de uma simples celebração da saúde, mas um convite para uma jornada de autodescoberta e bem-estar.
Com mais de 170 atividades distribuídas em 38 unidades, o Inspira 2024 busca promover uma verdadeira revolução na forma como entendemos e vivenciamos a saúde e a qualidade de vida. Sob o tema "cultura de saúde", a iniciativa oferece fóruns, palestras, cursos, vivências e intervenções, destacando a importância fundamental de se buscar equilíbrio e harmonia em todas as dimensões de nossas vidas. A proposta é compreender, em suas múltiplas abordagens, o que é ter saúde e ser saudável.
“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobiliza, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, apostando em uma ação sociocultural que possa oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, estimulando assim um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.   
Entendendo que a saúde vai muito além da ausência de doenças, o Inspira 2024 também busca abordar as disparidades e desafios enfrentados por diversas comunidades, incluindo populações marginalizadas como afrodescendentes e indígenas. Compreender e considerar os determinantes culturais de saúde é parte fundamental para garantir uma abordagem holística e equitativa para o bem-estar de todos.
No Sesc Birigui, a programação conta com sete atividades ao longo do mês, incluindo cursos, palestras e vivências conduzidas por especialistas em diversas áreas de saúde e bem-estar. 
 
Programação
Em Birigui, a programação do projeto teve início ontem (10), com a palestra “Sankofa: autocuidado e sabedoria oral africana”, com o professor de yoga e terapeuta Pedro Costa. 
O terapeuta também comanda, a partir de 13 de abril, o curso "Ayurveda: reconexão ancestral natural". Trata-se de um mergulho na milenar técnica Ayurveda, conduzido por Pedro Costa, que fez aprofundamento e atualização na Índia. O curso é dividido em quatro módulos, onde os participantes irão aprender sobre essa técnica da medicina indiana, que busca tratar a raiz dos desequilíbrios e promover a cura natural.
Ainda sobre a Ayurveda, no dia 17 de abril (quarta), Erick Schulz ministra palestra com o tema “Desvendando a Medicina Ayurvédica”, uma oportunidade única para compreender os princípios e práticas dessa tradicional medicina indiana. A ayurveda é um saber tradicional que foca na melhora e manutenção da saúde por meio de boa alimentação, rotina, bom sono, atividade física e equilíbrio com a natureza. 
Erick Schulz estudou yoga e ayurveda no Brasil e Índia, sendo um dos mais conceituados especialistas da área, com reconhecimento no Brasil e exterior.

Vivências
Seguindo com a temática, a programação conta com quatro vivências. Uma delas é “Pílulas meditativas: práticas de autoresgate", uma série de práticas meditativas para aliviar o estresse causado pelos desafios do dia a dia e promover o equilíbrio, incluindo foco, relaxamento, indução, respiração e visualizações.
Essa atividade será comandada pelo professor de yoga Luciano Couras, que tem mais de 15 anos de experiência na área. Os participantes terão do dia 10 ao dia 21 de abril para praticar a meditação diariamente, alguns deles, com mais de um horário.
A escrita também está na programação com seu lado terapêutico. “Escrita curativa: rituais da palavra na saúde do corpo e da mente" é o tema da experiência transformadora que será conduzida pelos escritores Geruza Zelnys e Eduardo Guimarães, no dia 13 de abril (sábado), das 14h às 17h.

Dança do ventre
A dança não foi esquecida. Aos domingos, de 7 a 28 de abril, serão realizados encontros para exploração da dança do ventre e suas fusões tribais, com aprendizado técnicas e fundamentos tanto da dança do ventre quanto da dança indiana. Serão abordados conteúdos sobre a origem, teoria e particularidades de cada estilo, visando ampliar o conhecimento cultural e aprimorar a expressão corporal. A atividade tem o comando da fisioterapeuta e professora de dança, Sarita Del Pino, de Araçatuba.
E por fim, não deixe de visitar a Tenda Zen no Inspira 2024. O espaço, que já é projetado para momentos de relaxamento, meditação e autodescoberta, ganhará aromas e iluminação suaves, decoração exótica, incluindo tapetes coloridos, almofadas macias e incensos durante todo o evento. 
Confira a programação completa em sescsp.org.br/inspira .

SERVIÇO:

De 10 a 21 de abril, acontece a 7ª edição do Inspira 
Sesc Birigui: Rua Manoel Domingos Ventura, 121
Telefone: (18) 3649-4730
Acesse: facebook.com/sescbirigui/

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade