Classificados

VÍDEOS

Saudoso Tachinha e seu Ford 29 - entrevista de 2008 - por Ricardo Alves (Cacá)
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/04/2025

Cidades da região terão escola estadual com modelo cívico-militar

A cidade de Araçatuba está entre as contempladas pelo novo modelo cívico-militar que será implantado em escolas da rede estadual a partir do segundo semestre de 2025. A Escola Estadual Professora Vaniole Dionysio Marques Pavan será a representante do município no programa, que envolve outras dez instituições localizadas em cidades do noroeste paulista.
Além de Araçatuba, o modelo será adotado na EE Francisco Teodoro de Andrade, em Andradina; Professora Esmeralda Milano Maroni, em Birigui; na EE Professor Octacílio Alves de Almeida, em São José do Rio Preto; na EE Professor Vitorino Pereira, em Catanduva; na EE Libero de Almeida Alves, em Fernandópolis; na EE Tonico Barão, em General Salgado; na EE Professora Alzira Salomão, em Nova Granada; na EE Pedro Pedrosa, em Nhandeara; na EE Pedro Teixieira de Queiroz, em Novo Horizonte; e na EE Professora Sarah Arnoldi Barbosa, em Votuporanga.
O anúncio oficial foi feito ontem (29), com a publicação no Diário Oficial do Estado. No total, cem escolas em todo o estado de São Paulo vão integrar o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), alcançando cerca de 50 mil estudantes. A definição das unidades ocorreu após três rodadas de consulta pública realizadas em 2024, que envolveram 302 comunidades escolares. Segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), foram registrados mais de 106 mil votos, com 87% de aprovação à proposta.
Os critérios considerados para a seleção incluíram o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), o desempenho das escolas no Idesp e a garantia de ao menos uma unidade participante por município. A proposta prevê que militares da reserva atuem em conjunto com a equipe pedagógica, com foco na disciplina, organização e melhoria do ambiente escolar. As diretrizes detalhadas sobre a atuação nas escolas ainda serão divulgadas.

(Com Folha da Região)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade