CADERNOS
VÍDEOS
CLIMA
fale com o DIÁRIO
+55 (18) 3652.4593
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
13/11/2024
Alunos de Penápolis e região iniciam provas do Saresp
DA REPORTAGEM
Centenas de alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, das escolas estaduais de Penápolis, iniciarão nesta quarta-feira (13), as provas da edição 2024 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp, aplicadas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Participam do exame os alunos dos 2º e 5º (anos iniciais) e do 6º ao 9º (anos finais) do Ensino Fundamental matriculados na rede estadual.
As provas serão aplicadas em diferentes datas para cada nível de escolaridade, seguindo até o final de novembro.
O foco do Saresp para os primeiros anos é a avaliação dos conteúdos de língua portuguesa e matemática. Para os anos finais, o exame é mais abrangente e inclui as quatro áreas do conhecimento previstas no Currículo Paulista (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).
Há diferenças também no formato de acordo com a etapa sendo que do 2º e 5º anos, os estudantes respondem a questões em provas impressas. Para as classes do 6º ao 9º anos, o formato é 100% digital – em desktop, notebook e tablet. A duração dos exames é de 3h30, e o horário de aplicação é o mesmo em que o aluno está matriculado.
Prova ouro
A novidade deste ano é a Prova Ouro. Além da bonificação a professores e equipe gestora, as unidades que atingirem as metas ouro e diamante vão receber uma premiação. O valor varia de acordo com o número de alunos matriculados por unidade e o status da meta – ouro são R$ 50,00 por aluno e diamante são R$ 100,00 por aluno, com valores que serão destinados aos grêmios estudantis. Os estudantes com notas igual ou superior a oito também serão reconhecidos com certificados por mérito.
“O Saresp é a avaliação mais importante da rede paulista de ensino. Todos os anos, a partir dos resultados, a Seduc-SP consegue fazer um raio-x abrangente do desempenho escolar dos alunos e traçar estratégias para o próximo ano letivo. Além disso, o Saresp é referência para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp) e da bonificação dos professores”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.
Prontos pro Mundo
Para estudantes do 9º ano, o Saresp também é fase seletiva do programa de intercâmbio “Prontos pro Mundo”. A partir do resultado na avaliação, os alunos serão selecionados para o curso intensivo de inglês online e preparatório para a prova que definirá os 1.000 intercambistas que viajarão em 2026. Durante o período fora do Brasil, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) em países de língua inglesa e ficarão hospedados em casas de família.
O programa já vem beneficiando alunos de Penápolis e também da região com intercâmbios para outros países. Em janeiro, pelo menos cinco estudantes que compõem a rede abrangida pela Diretoria Regional de Ensino de Penápolis viajarão para diferentes países através do programa paulista.
Kits de Robótica
Os bons resultados alcançados pelos alunos de Penápolis e região nas avaliações paulistas de ensino, geraram elogios do secretário estadual de Educação, que esteve em Penápolis na semana passada, justamente, para discutir planos e ações para a melhoria contínua da educação na região.
Renato Feder fez questão de ressaltar os bons resultados que o trabalho que a Diretoria de Ensino da região de Penápolis tem realizado. “Temos aqui um time educacional que é um dos melhores do Estado de São Paulo, com diretores muito focados naquilo que os alunos estão aprendendo, notas nas provas subindo e destaco a frequência escolar que subiu muito aqui. Temos muitos projetos que já estão sendo executados e outros que estão por vir, tudo para melhorar ainda mais a qualidade de ensino em Penápolis e região”, destacou.
Feder explicou ainda que o encontro promovido com a equipe gestora da Diretoria de Ensino é muito importante para que as dificuldades enfrentadas hoje, possam ser entendidas e resolvidas. “Tudo o que foi discutido é muito importante para que possamos entender a realidade da região. Diante disso, é possível traçar novos rumos e projetos, além daqueles que já estão sendo executados. Muitas escolas de Penápolis já são PEIs (Escola Integral), então devem ganhar kits de robótica em fevereiro. Já temos na cidade o projeto Prontos para o Mundo, levando alunos da cidade e região para intercâmbio internacional saindo agora em janeiro. Estamos aumentando o ensino profissionalizante na região, com diversos cursos já sendo executados, então temos muitas novidades para os alunos de Penápolis”, concluiu o secretário.
(Rafael Machi)
Imagens da semana
© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.