Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/04/2010

87º Zona Eleitoral de Penápolis adota horário especial

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A 87º Zona Eleitoral de Penápolis começa a funcionar em novo horário a partir de segunda-feira, 26. O atendimento ao público será das 9h00 às 18h00, até o dia 05 de maio, data limite para emissão de título de eleitor para menores de 18 anos e demais serviços. De acordo com o chefe de cartório, Samuel da Silva Pereira, a proposta da mudança de horário ocorreu por meio de uma ordem do Tribunal Superior Eleitoral, com a finalidade de facilitar os serviços aos eleitores. “Além disso, estaremos também atendendo no mesmo horário no fim de semana, dias 01 e 02 de maio”, comentou. Ele alerta a população para que aproveite este novo horário em que o cartório estará atendendo, inclusive no feriado do dia 1º para regularizar a sua situação e não deixar para última hora. “Além do eleitor, esperar um bom tempo na fila para ser atendido, corre o risco do sistema ficar congestionado, dificultando que os serviços sejam efetuados”, observou. O procedimento da emissão do título de eleitor está sendo feito em virtude de uma alteração recente na lei que normatiza as eleições e que autoriza os jovens de ambos os sexos com 15 anos obter o documento. Os interessados devem comparecer ao cartório eleitoral, localizado à rua São Francisco, 140, no centro de Penápolis, munidos de uma cópia do RG e comprovante de residência. O chefe do cartório informou que diariamente são emitidos 50 títulos eleitorais. As eleições em seu primeiro turno serão realizadas no dia 03 de outubro. A data limite para a realização do procedimento, conforme o calendário eleitoral é o dia 05 de maio, quando também se encerram as inscrições para os demais eleitores, para requererem a transferência de domicílio, pagamento de multa, entre outros serviços oferecidos pelo Cartório Eleitoral. “A previsão é que no dia 05 de maio mais de 200 títulos sejam confeccionados”, destacou Samuel. Ele lembra que embora na cidade não seja feito no modo digital como deverá ocorrer em algumas cidades do Brasil, a novidade é que o eleitor, após finalizar a sua votação para os seis candidatos (presidente, governador, deputados federal e estadual e dois senadores), é emitido um comprovante de voto para que o mesmo possa conferir se votou corretamente, caso tenha digitado errado o número do candidato, ele poderá fazer o procedimento novamente. Esta medida foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de conter fraudes. Além disso, o TSE anunciou também que cada seção eleitoral deverá ter no máximo 400 eleitores e não 500 como nas eleições anteriores. “Pedimos aos eleitores que venham ao cartório até o dia 05 de maio para transferir sua seção, garantindo mais comodidade na hora de votar”, conclui. (IA)

Foto: O Cartório Eleitoral terá novo horário a partir de segunda-feira, 26

Preso poderá votar nestas eleições

Através da Resolução 23.219, do Tribunal Superior Eleitoral, a partir das eleições de outubro deste ano todos os presos provisórios terão direito ao voto na escolha do Presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A medida está preocupando os mesários quanto à segurança. Outra questão relaciona-se à propaganda eleitoral, já que na maioria dos presídios os detentos, não tem acesso algum à informação, exceto as que recebem dos visitantes. A dúvida é de que forma o preso terá acesso à propaganda eleitoral imparcial e como ela será veiculada. Em Penápolis, conforme informou o diretor da Cadeia, o delegado Jovair Marcos Gruppo, a mudança não atingirá aos presos, já que são considerados como “em trânsito”, ou seja, estão provisoriamente no local até serem transferidos para uma penitenciária. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade