Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/04/2010

87º Zona Eleitoral adota novo horário de funcionamento

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

A 87º Zona Eleitoral de Penápolis está desde ontem atendendo o público em novo horário, das 11h às 17h.  Segundo informações do chefe de cartório, Samuel da Silva Pereira, a alteração foi determinada pela administração que percebeu que a grande procura acontecia antes do meio-dia. “Decidimos fazer esta mudança, aprovada pela Juíza Eleitoral Camila Paiva Porteiro, para melhorar o fluxo no atendimento”, comentou. Samuel destacou que a alteração já está trazendo grandes benefícios, principalmente para as pessoas que utilizam os serviços oferecidos pelas agências bancárias. “Com isso, o munícipe não perde tempo como antigamente quando tinha que esperar uma hora para a abertura do cartório”, disse. Ontem foi grande o número de pessoas que procuraram a 87º Zona Eleitoral para ser atendido.

Emissão
O chefe de cartório lembrou que com esta mudança haverá um aumento, em especial na emissão de título de eleitor para menores de 18 anos. “Por semana estamos emitindo 120 títulos, chegando a mais de 500 mensais. Com este novo horário a tendência é que mais pessoas procurem o cartório para estar regularizando sua situação”, disse. Até outubro de 2006, 529 jovens com idades entre 16 e 17 anos tiraram o documento eleitoral. Este procedimento da emissão do título de eleitor está sendo feito em virtude de uma alteração recente na lei que normatiza as eleições e que autoriza os jovens de ambos os sexos com 15 anos em obter o documento. Para que isso seja possível, o interessado deve completar 16 anos até o dia das eleições, que serão realizadas em 03 de outubro. A data limite para a realização do procedimento, conforme o calendário eleitoral é o dia 05 de maio, quando também se encerram as inscrições para os demais eleitores, para requererem a transferência de domicílio, pagamento de multa, entre outros serviços oferecidos pelo Cartório Eleitoral, localizado à rua São Francisco, 140, no centro de Penápolis. Os interessados devem comparecer munidos do R.G. e comprovante de residência. Para os homens, com mais de 18 anos, existe ainda a necessidade da apresentação do Alistamento Militar. Já os moradores das cidades da comarca, devem procurar o Cartório da 289ª Zona Eleitoral, no mesmo local. Os moradores de Braúna podem realizar o alistamento em um posto instalado na Prefeitura daquela cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 18 3652-2594. As pessoas que estão em débito devem providenciar a regularização o mais rápido possível para não deixar para o último dia.

Transferência
O chefe de cartório lembra que embora o procedimento em Penápolis não seja feito no modo digital como deverá ocorrer em algumas cidades do Brasil nestas eleições, a novidade é que o eleitor, após finalizar a sua votação para os seis candidatos (presidente, governador, deputados federal e estadual e dois senadores), seja emitido um comprovante de voto para que o mesmo possa conferir se votou corretamente em seus candidatos, caso tenha digitado errado o número do candidato, ele poderá fazer o procedimento novamente. “Embora este processo seja seguro para o eleitor, o processo poderá atrasar o resultado das eleições e gerar demora na fila”, revelou Samuel. Esta medida foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de conter fraudes. Além disso, o TSE anunciou também que cada seção eleitoral deverá ter no máximo 400 eleitores e não 500 como nas eleições anteriores. “Temos as seções eleitorais da EE Luiza Nory, Funepe, Yone Dias de Aguiar, Augusto Pereira de Moraes, Adelino Peters e Marcos Trench que está com o número máximo de eleitores. Por isso, pedimos aos eleitores que venham ao cartório até o dia 05 de maio para transferir sua seção, garantindo mais comodidade na hora de votar”, citou. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade