Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/02/2007

76,6% dos adolescentes paulistas praticam esporte

A Secretaria de Estado da Saúde finalizou estudo que comprova: 76,6% dos adolescentes paulistas praticam rotineiramente alguma atividade esportiva. Foram entrevistados, em parceria com o Celafiscs (entidade especializada em atividade física), 327 pessoas com idade entre 14 e 18 anos, em todo o Estado (Grande São Paulo, litoral e interior).

A Secretaria esteve em 11 regiões de São Paulo, nas 29 maiores cidades (em cada região 3 cidades, uma grande, uma de médio porte e uma pequena). Foram seguidos critérios de população estabelecidos pelo Censo Demográfico Populacional, do IBGE, de 2000. Dos 327 adolescentes, 76,6% (250 adolescentes) praticavam rotineiramente esportes. O restante (23,4%) admitiu não ser praticante.

O levantamento ainda mostra que do grupo de adolescentes-esportistas, 48,5% seguem orientação profissional. Os outros 51,5% não recebem recomendações profissionais. “A prática esportiva é muito importante para manter a boa saúde e prevenir doenças. Mas precisa ser feita com acompanhamento profissional, com avaliação de um médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. A Secretaria realiza anualmente, por todo o Estado, o Agita São Paulo e o Agita Galera, programas que exatamente combatem o sedentarismo e indicam como melhorar a saúde com atividades corriqueiras. O Agita virou exemplo para todo o mundo em 1996, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o programa em centenas países, o que é repetido anualmente.

As regiões que participaram da pesquisa foram Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Campinas, Sorocaba, São José dos Campos, Registro, litoral e Grande São Paulo. (PH)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade