Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/04/2013

734 eleitores penapolenses poderão ter títulos cancelados

DA REPORTAGEM

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está realizando uma grande campanha em todo o Brasil para que o eleitor que não votou nas três últimas eleições regularize sua situação perante a Justiça Eleitoral. O prazo para que compareça ao Cartório Eleitoral e regularize seu título encerra no dia 25 de abril. De acordo com o Assistente Administrativo da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis, Rogério Marinho, na cidade, 734 eleitores poderão perder seus títulos caso não compareçam ao cartório para regularizar sua situação. "São pessoas que não votaram nas três últimas eleições e não justificaram suas ausências. Isso implicou na irregularidade que precisa ser corrigida", comentou. Ele explicou que o eleitor que se encontra nesta situação precisa ir ao cartório munido do Título de Eleitor para iniciar o processo de regularização. O eleitor receberá uma guia, no valor de R$ 9 (total de multas referentes às três eleições em que o eleitor esteve ausente) que deve ser paga em uma agência bancária ou casa lotérica. "Após o pagamento, o eleitor deve retornar ao cartório para registrar a quitação das multas no sistema da Justiça Eleitoral. É necessário este complemento para regularização", ressaltou. Os cancelamentos dos títulos irregulares serão feitos a partir de 12 de maio e quem tiver o documento cancelado terá que tirar um novo, tendo que passar por toda a burocracia novamente. "Quando um título é cancelado, o eleitor precisa tirar um novo, assim, os trâmites serão refeitos como se aquela pessoa nunca tivesse tirado o documento, o que é trabalhoso e burocrático para o eleitor", comentou Rogério. Quem não tiver sua situação regularizada junto à Justiça Eleitoral não poderá tirar documentos, como passaporte, tomar posse de cargo público entre outras restrições. O assistente lembrou que este prazo de regularização de títulos é somente para o eleitor que deixou de votar nas três últimas eleições e que, por conta disso, corre o risco de perder o título. "Acontece que muitas pessoas estão confundindo e pensando que esta regularização é referente a outros assuntos, como a simples transferência de título", lembrou. Quem deixou de votar nas duas últimas eleições ainda não corre o risco de perder o documento, poderão regularizar no decorrer deste ano. "Esta data é só para que não votou e não justificou nas três últimas eleições, por isso, aqueles que não compareceram nas duas últimas, por exemplo, não precisam vir ao cartório de imediato, mas é importante que no decorrer do ano compareça para se regularizar", finalizou Rogério. O cartório eleitoral está localizado à rua São Francisco, entre as avenidas Luiz Osório e Bento da Cruz. Para os eleitores da comarca que se encontram nesta situação, também é necessário o comparecimento ao Cartório da 289ª Zona Eleitoral, que fica no mesmo endereço.

 

Estados

No estado de São Paulo são 372.441 os eleitores que poderão ter o título cancelado. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 145.867, e Bahia, quarto colégio eleitoral do país, com 132.503. Entre os municípios, São Paulo também se destaca com o maior número de eleitores irregulares passíveis de cancelamento do título: 117.996 no total. Em segundo lugar está a cidade do Rio de Janeiro, com 46.462, e, em terceiro, Salvador, com 39.302. O TSE explica que se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade