Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/10/2014

4º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas começa hoje em Penápolis

Imagem/Secom-PMP
Detalhes Notícia
A competição visa à inclusão social as pessoas com deficiência por meio do esporte, demonstrando a sua capacidade de superação

Entre os dias 10 e 12 de outubro, Penápolis receberá as melhores equipes para o “4º Torneio de Rugby em Cadeira de Rodas”, que acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes “Prof. Antonio de Castilho Braga”, o popular Gigantão Azul. O evento é realizado pelo Rotaract Club de Penápolis (Distrito 4470), com o apoio da Prefeitura de Penápolis.
A abertura do evento acontece hoje, dia 10, a partir das 20h. A programação segue com partidas no sábado e no domingo com jogos às 8h, 9h30, 11h, 15h e 17h. No domingo, dia 12, acontece a final às 16h30, com cerimônia de premiação e encerramento.
Participam do campeonato, as cinco melhores equipes de rugby sobre cadeira de rodas do país: Adeacamp e Gigantes de Campinas (SP), BSB Quad Rugby de Brasília (DF), Gladiadores de Curitiba (PR) e Minas Quad Rugby de Belo Horizonte (MG).
O torneio visa a inclusão social das pessoas com deficiência por meio do esporte, elevação da sua autoestima e melhora significativa na qualidade de vida. Além disso, o público tem a oportunidade de conhecer a grande capacidade de superação das pessoas com deficiência, ao quebrar paradigmas e preconceitos.

O Esporte
O rugby em cadeira de rodas, também chamado de quad-rugby, é um esporte para atletas com deficiência em pelo menos três membros. Foi criado no Canadá no final da década de 70, como opção desportiva para pessoas com alto grau de deficiência, que não tinham oportunidade em jogos de basquete em cadeira de rodas. Entrou nos Estados Unidos em 1982 e rapidamente se difundiu pelo mundo.
Entrou como desporto de demonstração nos Jogos de Atlanta 1996 e é praticado na categoria mista, ou seja, podem jogar ao mesmo tempo jogadores do sexo masculino e feminino. O objetivo do jogo é ultrapassar com a posse da bola entre cones dispostos na linha de fundo do adversário.
Cada jogador recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0.5 (maior deficiência) a 3.5 pontos (menor deficiência). As equipes são formadas por quatro atletas e as quadras são do tamanho oficial de basquete e as bolas semelhantes às de vôlei.
No Brasil, a modalidade é organizada pela Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de Rodas, que gere competições regionais e nacionais, o fomento do esporte, além das seleções Brasileiras, Adulto e Universitária. Para conhecer mais sobre o esporte, acesse www.rugbiabrc.org.br.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade