Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/10/2008

4ª Cavalgada Franciscana reunirá mais de mil

Mais de mil cavalheiros e amazonas do interior de São Paulo vão participar da 4ª Cavalgada Franciscana do centenário de Penápolis neste final de semana. O evento cultural e religioso é promovido e idealizado pelo Sindicato Rural de Penápolis para homenagear o padroeiro São Francisco de Assis. Em três reuniões a organização definiu toda a programação da cavalgada que este ano terá várias novas atrações. Todo o evento terá cobertura televisionada e terá a presença de Tirso de Salles Meirelles, representando a presidência do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), patrocinador da atividade. A cavalgada acontece no domingo, mas desde o sábado várias comitivas já se acomodaram no Recinto de Exposições "Prefeito Jandira Trench". Lá, as famílias poderão pernoitar e arriar seus animais com total segurança. À noite, apresentações musicais com sanfoneiros e violeiros vão animar os estradeiros. No domingo, às 9h, haverá Missa Sertaneja na Fazenda Santa Cândida (fazenda do Benoninho), no Bairro Boa Vista, local de partida da cavalgada. A celebração presidida pelos frades capuchinhos será campal com a animação da Orquestra de Violas de Penápolis, com modas sertanejas apropriadas a liturgia. De lá sairão as comitivas em procissão para o Santuário Nacional de São Francisco de Assis. O Haras Tropel de Penápolis fará a comissão de frente seguida dos andores do padroeiro da cidade e de Santa Clara de Assis. Novamente, com orientação da Polícia Militar que fará a segurança, fica proibido uso de bebida alcoólica durante a cavalgada.
Defronte o Santuário, todos receberão benção e seguirão até o recinto. Lá haverá para os participantes, barracas com comes e bebes. Na programação deste ano consta, além da eleição da comitiva mais organizada, melhor berranteiro e queima do alho, o concurso de versistas, uma reivindicação atendida.
O troféu e lembrança por participação para cada comitiva é uma imagem de São Francisco, em três tamanhos diferentes. Para o presidente do Sindicato Rural, João Antônio Castilho, a Cavalgada Franciscana já é um dos principais eventos do calendário turístico e religioso da cidade. "Serve para resgatar a fé e uma tradição sertaneja tão bonita." Estarão presentes comitivas de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Alto Alegre, Braúna, Bento de Abreu, Marilia, Bilac, Luiziânia, Promissão, Coroados, Juritis, São Martinho do Oeste, e várias de Penápolis. No recinto haverá estrutura com tendas, baias e piquetes, e cada uma terá alimentos básicos para refeição. (Assessoria de Imprensa/SIRP)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade