Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/06/2008

3,1 mil detentos ganham diploma escolar, 26% mais que em 2006

A Secretaria de Estado da Educação finalizou balanço sobre a aprovação em exame supletivo, que oferece diplomas de Ensino Fundamental e Médio aos aprovados. O supletivo é oferecido também a detentos. A boa notícia é que 3.182 presos passaram na prova, ganhando diploma ou atestado em determinadas áreas. O número é 26% superior ao de 2006, quando 2515 foram aprovados.
Em 2007 cerca de 4200 detentos fizeram o exame supletivo. As provas foram realizadas dentro das penitenciárias. A Secretaria verificou que os detentos foram melhor nas redações do que os participantes comuns.
 
Perfil dos participantes
Estudo da Secretaria mostra que a maioria (60,8%) dos que participam do exame supletivo pensa no futuro profissional ao tentar o diploma. Do total de participantes (105 mil compareceram), 60,8% prestaram a prova pensando no trabalho (24,2% querem ingressar no mercado de trabalho, 17% desejam voltar a trabalhar e 19,6% querem promoção no emprego). Outros 25,7% dos concorrentes prestaram supletivo para galgar novos níveis de escolaridade_ 13,5% têm motivos diversos.
O perfil dos candidatos do supletivo ainda demonstra que o maior percentual de candidatos tem idade entre 21 e 40 anos (65%) e renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos (60,9%). Cerca de 55% dos 33 mil concorrentes prestaram o exame pela primeira vez. Aqueles que já foram reprovados outras vezes apontam a dificuldade das questões (42,6%) como o principal fator para o mau desempenho.
      
Diploma
Cerca de 70 mil pessoas foram aprovadas no exame supletivo da Secretaria de Estado da Educação. Eles podem retirar os diplomas nas escolas onde fizeram as provas até o fim de maio. Os candidatos prestam o exame supletivo para concluir estudos em determinadas áreas. Cerca de 28 mil pessoas conseguiram o certificado de conclusão total do ensino e podem retirar o documento. Outras 42 mil pessoas aprovadas vão receber um atestado por terem passado em determinado nível (matemática, língua portuguesa, ciências etc).
Para receber o diploma ou atestado é preciso apresentar documento de identidade. Para o Ensino Fundamental os candidatos precisavam ter idade mínima de 15 anos. Para Ensino Médio somente podem participar da prova pessoas com no mínimo 18 anos completos. Para ser aprovado o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do total de questões da prova de cada área. Para se aprovado na área de Linguagens e Códigos, tanto para o Ensino Médio quanto para o Ensino Fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação, pois ambas são eliminatórias. (AI/Secretaria da Educação)
VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade