Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

30/05/2010

31 DE MAIO: DIA MUNDIAL ANTITABAGISTA - Fumantes podem se livrar do vício

Detalhes Notícia

POR TANIA PINHEIRO

O dia 31 de maio, consagrado ao movimento planetário de conscientização sobre os males do tabaco, foca nos riscos do tabagismo para as mulheres em 2010. Desde a década de 80 do século XX, dada a magnitude do problema do tabagismo no planeta, os técnicos da Organização Mundial da Saúde intuíram a necessidade de uma data para que globalmente pudéssemos trabalhar o tema. O Diário publica hoje matéria especial sobre a prevenção e tratamento que há em Penápolis para fumantes que desejam deixar o vicio. Na Unisam- Unidade de Saúde Mental de Penápolis, recentemente, foram iniciados alguns procedimentos específicos para atender os fumantes que desejam parar de fumar.  Uma equipe multiprofissional de saúde realiza sessões com grupos de fumantes que são acompanhados por um médico, psicóloga e enfermeira. Eles recebem orientação psicológica e medicamentos antitabagistas.

Tabagismo é o início de diversas doenças
O tabagismo é uma doença, pois é uma prática que restringe o bem estar físico, psíquico e social do fumante, uma vez que causa dependência e gravíssimas repercussões na saúde. Segundo o médico penapolense Jorge Risk, do tabagismo derivam as doenças:  infarto e angina, câncer no pulmão, Bronquite e enfisema, doenças vasculares, como derrame cerebral e trombose, impotência sexual no homem, complicações na gravidez  e aneurisma. Além disso, há o tabagismo passivo, resultante da inalação da fumaça de derivados do tabaco por não-fumantes, que convivem com os fumantes em ambientes fechados. Segundo o médico em seu consultório, ele orienta os seus pacientes sobre as afetações para o organismo que o cigarro traz, especialmente quando os fumantes já possuem outras doenças como hipertensão e diabetes,  os riscos de terem complicações para sua saúde. “Falo sempre para os meus pacientes que se quiserem vamos ajudá-los a deixar de fumar, mas é preciso que tenham desejo mesmo e persistam no tratamento que atualmente é diversificado”. “Acredito  que  a prevenção contra o fumo dão maiores resultados, especialmente aos adolescentes e jovens. As escolas deveriam desenvolver um trabalho de orientação sobre os riscos do cigarro para a saúde, pois observo que há muitos jovens começando a fumar talvez pela auto afirmação ou porque são incentivados pelos próprios colegas” , disse Risk.  
 
Unisam de Penápolis realiza procedimentos antitabagistas
A Unidade de Saúde Mental (Unisam) de Penápolis iniciou recentemente através de uma equipe multiprofissional de saúde sessões de tratamento para quem deseja parar de fumar. Uma psicóloga, uma enfermeira e um psiquiatra receberam treinamento do INCA – Instituto Nacional de Câncer - a cerca de um ano em São José do Rio Preto para realizar os procedimentos psicológico, ambulatorial e médico em Penápolis. A principio, somente os pacientes com doença mental que já são atendidos pela unidade é que recebiam o acompanhamento anti-fumo. “Havia uma proposta do INCA para que fosse abolido o fumo dentro da unidade, era uma condição para receber o treinamento”, explicou a terapeuta ocupacional Regiane Dias Maciel, chefe técnica da Unisam. Assim, foram formados os grupos de pacientes que participam de sessões com palestras e orientações para deixar o vicio do cigarro, e são avaliados pelo psiquiatra que prescreve medicamentos específicos que auxiliam na fase de abstinência do cigarro. Regiane disse que após este trabalho de conscientização ninguém mais fuma no interior da Unidade, no entanto ela lamenta pelos que iniciaram o tratamento e depois de algumas sessões desistiram do acompanhamento e voltaram a fumar. 
“Os medicamentos, como antidepresssivos, adesivos para pele, gomas de mascar  que contém substancias químicas contra o tabagismo são oferecidos pelo INCA, e custam em média R$ 600 reais-mensal por paciente, o que torna o tratamento dispendioso para o órgão público, que muitas vezes deixa de enviar a remessa necessária para o atendimento aos pacientes da Unisam”. “Acho que a Unisam não tem condições de atender a demanda de toda a cidade, assim acho que outros enfermeiros e médicos dos postos de saúde de unidade básica poderiam também receber treinamentos específicos para realizar estes procedimentos antitabagistas,” sugere Regiane.

Paço Municipal é isento de fumaça
Depois de uma campanha de conscientização com orientações aos fumantes e cartazes afixados no Paço Municipal de Penápolis, foi abolido o fumo nas dependências internas da Prefeitura. “Isto é uma conquista para todos os servidores, pois todos entenderam a importância de respeitar os não fumantes e também é uma maneira de incentivar os fumantes a deixarem de fumar,” disse Arlete Nazaré Oliveira, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Penápolis.

Foto - A imagem que chocou o Mundo: Aldi SugandaRizal, de 2 anos, é visto fumando cigarro em Sekayu, distrito de Sumatra, na Indonésia. Segundo relatos da família, ele é viciado em cigarro e fuma 40 por dia. Ele começou a fumar aos 18 meses, quando seu pai lhe ofereceu uma tragada. 'Quando fica sem fumar, ele fica enfurecido, grita e bate a cabeça na parede', explica sua mãe, Diana, de 26 anos. 'Ele me disse que fica enjoado e doente.' Autoridades do país ofereceram à família um carro se ele parar de fumar, mas o pai, que é peixeiro, disse não ver problema: 'Ele me parece bem saudável'. (Foto: Barcroft)

CONFIRA O CONTEÚDO COMPLETO DESSA REPORTAGEM ESPECIAL NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade