Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/08/2012

3ª Semana do Bebê: Evento é sucesso e termina com passeata pelas ruas da cidade

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Passeata marcou, mais uma vez, a mobilização da comunidade durante a Semana do Bebê

Pelo terceiro ano consecutivo a Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros) desenvolveu a Semana do Bebê, contando com várias atividades e participação da comunidade, profissionais das Unidades Básicas de Saúde, familiares das crianças atendidas pelo projeto, entre outras ações importantes que culminaram com o sucesso do evento.
Foram atividades realizadas nas Macros de Saúde, Santa Casa, Paço Municipal, UBSs, creches, empresas, CRAS, Daep, Cine Lúmine, entre outros locais e com entidades parcerias que resultaram na participação maciça da comunidade penapolense. “Estamos contentes, mais uma vez, em promover um evento que conseguiu oferecer aos participantes informações sobre o projeto social da Rede CAAS, iniciado em 2009”, disse a psicóloga Maria Inês Peters, secretária executiva que coordena as atividades em Penápolis.
Segundo ela, o desenvolvimento do projeto conta com o apoio técnico e financeiro da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, que desenvolve o Programa Primeiríssima Infância com mais cinco municípios do interior paulista. “Temos um convênio entre a Prefeitura Municipal de Penápolis, FMCSV e Associação Unidos pela Vida que, através da Rede CAAS articula a sociedade e as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças durante os três primeiros anos de vida”, explicou Inês.

2012
A 3ª Semana do Bebê, com o tema Criança Cuidada, Vida Saudável, Sociedade Justa, aconteceu entre os dias 12 e 18 de agosto nas dependências do Cine Teatro Lúmine e quem compareceu ao local pode acompanhar diversas apresentações artísticas e palestras com temas direcionados às mães, profissionais das áreas de saúde, da educação e da assistência social. “Foram temas importantes e atuais, desenvolvidos por profissionais competentes e que deram suporte para que, mais uma vez, o evento fosse sucesso nesse terceiro ano”, destacou a coordenadora Inês Peters.
Entre os profissionais estavam psicólogos, pediatra, dentistas, agentes de saúde, enfermeiros, pedagogos, educadores, entre outros como Dr. Adelmo de Pinho e Dr. Marcelo Sorrentino Neira, promotores da Vara de Infância e Juventude da Comarca de Penápolis que apresentaram o manuel de Saúde Pública, na noite de sexta-feira, dia 17.
Outra participação importante neste dia foi da Dra. Anna Maria Chiesa, consultora e representante da FMCSV, que elogiou a iniciativa de Penápolis em acolher o projeto que, segundo ela, “não tem mais volta”. Esse projeto social conscientiza e informa famílias a respeito dos melhores cuidados e estímulos infantis, além de capacitar profissionais ligados ao atendimento público de gestantes e crianças nesta faixa etária, considerada primordial para a formação cognitiva e psicossocial. “Já está no terceiro ano e, na forma da Lei, faz parte das ações do município para os próximos anos”, disse a coordenadora ao falar em nome da fundação no encerramento do evento.

Mobilização 
Essa 3ª Semana do Bebê de Penápolis, que ocorre sempre no mês de agosto, buscou com suas atividades descentralizadas, mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância de se investir na Primeiríssima Infância, promovendo os estímulos e cuidados essenciais para o pleno desenvolvimento infantil, especificamente durante o período da gestação aos três anos de idade.
De acordo com os organizadores, a programação do evento contou com ações inéditas em 2012, além de repetir algumas atividades bem sucedidas nos últimos anos, sempre com o propósito de envolver comunidade e instituições.
O concurso de vitrines alusivas à Semana do Bebê, palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas e seminário científico permaneceram durante esse ano e de acordo com a psicóloga, a realização de um evento deste porte se justifica porque a primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas.
“Como já afirmamos em outras oportunidades, pesquisas apontam que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os três anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta”.

Passeata
No sábado pela manhã, dezenas de mães, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social, entre outros, prestigiaram a passeata do bebê, que percorreu as ruas centrais da cidade. “Quero agradecer a comunidade, de maneira geral, pela empenho, dedicação e colaboração neste evento. Esperamos que no próximo ano tenhamos o mesmo êxito e que a proposta da Rede CAAS se fortaleça e continue obtendo resultados importantes na vida das famílias envolvidas”, disse Inês Peters, bastante emocionada em concluir mais uma etapa dessa jornada em prol das crianças de zero a três anos de idade. “A nossa luta continua”, conclui.
A Semana do Bebê de Penápolis tem inspiração no evento realizado em Canela, cidade do Rio Grande do Sul, sendo realizada em Penápolis com apoio da Prefeitura Municipal.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade