Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

26/07/2012

28 de julho: No Dia Mundial de Combate à Hepatite, especialista destaca a importância de se vacinar

Hepatite viral é uma das mais prevalentes e sérias doenças infecciosas no mundo. E para aumentar a consciência sobre esta doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Combate à Hepatite. A fase inicial da doença (infecção aguda) geralmente ocorre com poucos sintomas ou nenhum. Quando os sintomas ocorrem, os mais comuns são olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, fezes claras, fadiga extrema, náusea, vômitos e dor abdominal.

"As medidas de prevenção da doença incluem os cuidados com a transmissão e principalmente a vacinação, para as Hepatites A e B", afirma o Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

O médico explica que existem vacinas separadas e vacinas combinadas para combater os dois tipos da doença.@"As vacinas são seguras e já foram aplicadas em mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo", diz o Dr. Cunha. Infelizmente, ainda não existe vacina contra a Hepatite C. Dados mundiais da OMS indicam que mais de 1,4 milhão de casos de Hepatite A ocorrem anualmente. Em relação à Hepatite B mais de 2 bilhões de pessoas já foram infectadas, existem 240 milhões pessoas com a infecção crônica e que ocorram 600 mil mortes por ano. Quanto a Hepatite C os dados informados são de 150 milhões de doentes crônicos, 350 mil mortes anuais e 3 a 4 milhões de novas infecções a cada ano.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, de 1999 a 2010, foram confirmados mais de 307 mil casos hepatites virais no Brasil, incluindo os cinco tipos da doença – A, B, C, D e E. Aquelas causadas pelos vírus A e B somam 235 mil casos. Entre as mortes atribuídas especificamente às hepatites virais no país, o maior número registrado entre os anos de 2000 a 2010 foi decorrente da hepatite C, o tipo mais agressivo da doença: 15 mil óbitos. Em seguida, encontra-se a hepatite B, com cerca de 5 mil notificações.@

Além da vacina, há outras formas de prevenir a doença. Em relação à Hepatite A, a melhor prevenção é lavar sempre as mãos após utilizar o banheiro, após a troca de fraldas e antes de se alimentar. Já a melhor forma de prevenção das Hepatites B e C consiste em não compartilhar seringas, descartar seringas usadas em recipientes rígidos (evitando assim acidentes na manipulação do lixo) e utilizar preservativos em todas as relações sexuais.

Para vacinar-se no Lavoisier, basta procurar uma de nossas unidades que contam com este serviço. São elas Ibirapuera, Limão, Tatuapé, Santana, Jabaquara, Osasco, Shopping Taboão, São Caetano do Sul, Guarulhos I, Itaquera e Mega unidades da Angélica, Ipiranga e Shopping Interlagos.

 

Sobre a Hepatite

Hepatite é uma infecção do fígado que conta com cinco tipos principais, chamados A, B, C, D e E. Estas formas da doença são as mais importantes em função da sua capacidade de causar a morte e o potencial de desencadear surtos e epidemias. Particularmente os tipos B e C podem evoluir para doença crônica e são os principais responsáveis pela cirrose hepática e o câncer de fígado. As Hepatites A e E são basicamente causadas pela ingestão de alimentos e água contaminados, portanto associados a baixo desenvolvimento sócio econômico e saneamento básico.

Já os tipos B, C e D geralmente ocorrem como resultado de contato com sangue e fluidos infectado. As vias de transmissão mais comuns são a transfusão de sangue e equipamentos contaminados utilizados procedimentos médicos invasivos ou similares (p.ex. manicure, compartilhamento de seringas, etc.). Para a Hepatite B ganha importância também a transmissão da mãe para o filho durante o parto, o contato intradomiciliar e o contato sexual.

 

Para mais informações acesse:@www.lavoisier.com.br

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade