Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/12/2018

23 horas de fila: Pais tentam garantir vaga do filho no período da manhã

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Os próprios pais se organizaram em fila após 23 horas de espera por vaga na escola no período da manhã

DA REPORTAGEM

Um fato chamou a atenção neste fim de semana em Penápolis. Alguns pais de crianças que iniciarão o 1º ano do Ensino Fundamental acamparam quase 24 horas em frente à escola Armelindo Artioli, no Jardim Del Rey, para tentarem garantir uma vaga no período da manhã para seus filhos. O problema é que, mesmo se sacrificando, a vaga no período desejado ainda não é garantida. A escola também oferece vagas para o período da tarde. 
A reportagem do DIÁRIO esteve no início da manhã desta segunda-feira (03) na escola e constatou que mais de 40 pais já estavam na fila na tentativa de conseguirem umas das 25 vagas oferecidas para o período da manhã. Segundo os pais, a tentativa é a de matricular o filho no período da manhã, que é o mais concorrido na escola. Segundo eles, a fila começou a se formar por volta das 08h00 de domingo (02), quando os primeiros pais chegaram na porta da escola. Algumas pessoas utilizaram a rede social na tentativa de lucrar, já que anunciavam que ficavam na fila guardando vaga a troco de quantias em dinheiro.
Durante todo o dia, os familiares se revezavam no local para suportar a dura jornada que estava por vir. A noite e na madrugada, os pais tentavam se virar como podiam. Uns passaram a noite toda conversando, outros tentaram dormir dentro de carros, sentados em cadeiras e até mesmo em colchões colocados no chão. Também como forma de manter uma organização, uma lista com a ordem de chegada foi feita por eles. Apesar da sacrificante tentativa, os pais contaram que ainda não tinham garantia de vaga. Eles revelaram que os funcionários da escola “recomendavam” chegar o quanto antes na fila, já que a procura pela unidade é grande, com filas de espera para o início das matrículas.
Para uma das mães que tentava uma vaga, Valdenira Dantas, todo sacrifício poderia ser em vão. “Isso por que fomos informados de que existem outras prioridades de alunos para o período da manhã. Com isso, mesmo ficando quase um dia inteiro na fila, ainda corro o risco de não ter vaga no período desejado”, comentou. 
A mesma preocupação tinha a encarregada de loja Verônica Marise Costa da Silva. Ela explicou que o bairro possui um Barracão que oferece atividades para crianças no período contrário ao da escola, mas que não havia matriculado seu filho para o ano que vem. “Durante a tarde tenho com quem deixar meu filho, então não achei justo tirar a vaga de uma mãe que precisa mais do que eu, mas meu filho tem que estudar de manhã, por isso resolvi enfrentar a fila e tentar garantir a vaga”, destacou. 

Portões abertos
Os portões da escola foram abertos pouco depois das 07h00 e as matrículas começaram a ser feitas pela unidade.
Mesmo assim, alguns pais se revoltaram ao serem informados na secretaria da escola de que o período desejado poderia sofrer alterações. Segundo eles, a explicação dada é a de que a vaga na escola estava garantida, mas que o período em que a criança estudaria seria incerto, já que a vaga dependeria de outras prioridades. 
A notícia deixou a atendente de loja Marina Rubens da Silva bastante chateada. “Eu trabalho e o melhor para mim seria minha filha no período da manhã. Passei a noite toda na frente da escola, não acho justo não garantir a vaga da minha filha no período desejado. Minha parte eu fiz, agora vamos aguardar”, ressaltou. 
Outros pais informaram que entendem a necessidade de haver uma “triagem” entre as prioridades de alunos na escola e que a vontade de permanecer na fila na tentativa de garantir uma vaga partiu deles mesmo, mas que estarão satisfeitos com a vaga na escola, independente do período.

Prefeitura
Em nota a Secretaria Municipal de Educação de Penápolis informou que orienta a todos os pais e responsáveis que não há necessidade de formação de filas. Portanto, a Secretaria desconhece qualquer recomendação neste sentido.
A nota enviada ressaltou que todos os alunos têm vaga garantida na rede municipal de ensino, mas não há garantia do período (manhã ou tarde). “Alunos moradores da zona rural têm prioridade, pois a Prefeitura só oferece o transporte no período da manhã. Alunos com irmão (s) já matriculados na unidade também têm prioridade. Os demais são matriculados por ordem de chegada”, destacou a nota. 
A Secretaria informou ainda que na Emef Armelindo Artioli são oferecidas 50 vagas para o 1º ano, sendo 25 de manhã e 25 no período da tarde. Aos alunos, também é oferecida vaga no CMEI (Centro Municipal de Educação Integrada), os Barracões, no período oposto ao escolar.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade