Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/10/2018

2º Turno: Urnas já estão prontas para eleição em Penápolis e região

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Urnas eletrônicas foram testas individualmente e forma automática e com auxílio de funcionários da Justiça Eleitoral

DA REPORTAGEM

As urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos municípios de Penápolis e comarca no próximo domingo (28) na eleição para presidente e governador já estão prontas para serem usadas pelos 75 mil eleitores aptos a votarem. Isso porque os cartórios da 87ª Zona Eleitoral de Penápolis e da 289ª Zona Eleitoral da Comarca de Penápolis já realizaram o processo de inseminação e lacração das urnas eletrônicas, deixando os equipamentos aptos para serem usados neste 2º turno.No cartório eleitoral de Penápolis, o processo foi realizado nesta terça-feira (23), enquanto que no cartório da comarca a lacração ocorreu na semana passada. 
Segundo o chefe de cartório da 87ª Zona Eleitoral, Samuel da Silva Pereira, o processo é feito da mesma forma como no 1º turno, a diferença é que por se tratar de uma eleição apenas para os cargos de presidente e governador, se trata de um procedimento mais rápido, diferente de quando a urna recebia a informação dos mais de 4 mil candidatos a deputado estadual e federal. 
A primeira etapa do processo é a chamada inseminação, quando a urna recebe as informações dos candidatos. “Depois que as informações são geradas em computador, elas são armazenadas em uma mídia, chamada de flash e estes inseridos nas urnas, que ainda recebem um pendrive onde a informação de cada voto é armazenada, além da própria memória da urna, garantindo a segurança dos votos em caso de uma pane”, comentou. 
A verificação da urna acontece com o objetivo de garantir que ela está em perfeitas condições para o funcionamento. “Uma parte desta verificação é feita pela própria urna. Quando ligada ela passa a fazer, de forma automática, uma série de testes, verificando todo seu sistema e garantindo que os softwares funcionarão de forma correta. Além disso, o funcionário da Justiça Eleitoral faz também o teste de teclado da urna, horário e data, bateria, entre outros itens que vão garantir que aquela urna está apta a funcionar”, explicou Samuel. 
Depois do processo, a urna é lacrada com itens de segurança que vão garantir sua integridade. Ao ser desligada, ela só volta a funcionar uma hora antes do início da eleição, outra segurança do equipamento. Também com forma de garantir a segurança e a confiabilidade das urnas eletrônicas, auditorias são feitas no processo de lacração para garantir que o sistema está funcionando em sua ordem e sem risco de fraudes.
Segundo a técnica judiciária da 289ª Zona Eleitoral, Karina Vallin Ribeiro Druzian de Paula, no caso do cartório, duas urnas passaram por auditoria, sendo as das seções números 76, de Avanhandava, e 36, de Glicério. “As auditorias foram pedidas pelos Promotor e Juiz Eleitoral para garantir a segurança dos equipamentos para este segundo turno. Este é um processo normal que visa mostrar transparência na segurança da urna”, explicou.
Na última eleição, nenhuma urna eletrônica apresentou qualquer problema durante o 1º turno no cartório responsável pelas 90 seções das 6 cidades e 3 distritos na comarca. Em Penápolis, duas urnas apresentaram problemas mecânicos. Segundo Samuel Pereira, apenas uma precisou ser trocada no 1º turno. “Os problemas foram relacionados ao teclado, nada que envolva o sistema da urna. No caso do equipamento trocado, o problema foi no teclado usado pelo presidente de seção. Fizemos a transferência de dados de uma urna para outra e a votação prosseguiu sem qualquer problema, sem acesso à internet ou aos dados registrados naquele momento, garantindo a lisura do processo”, destacou o chefe.
Somente em Penápolis são 133 seções distribuídas em 17 locais de votação entre escolas da cidade. Na cidade são 46.129 eleitores aptos ao voto e na comarca são 29.259 eleitores. 

Transporte
Na próxima sexta-feira (26) todas as seções eleitorais passarão por vistoria e adequações feitas por funcionários da Justiça Eleitoral. No sábado (27), um forte esquema de segurança é montado pela Polícia Militar, que acompanha o transporte das urnas para suas respectivas seções. A segurança dos prédios utilizados nas eleições e de cada equipamento é mantida por policiais até o fim do processo eleitoral, quando os presidentes de seções são acompanhados para a entrega de todo o material.
As eleições em 2º turno acontecem no dia 28 de outubro das 08h00 às 17h00.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade