Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/11/2010

2º TURNO: Juiz diz que eleição foi tranqüila na cidade

Ivan Ambrósio
Detalhes Notícia
A apuração teve início por volta das 17h05 em Penápolis

DA REPORTAGEM

O segundo turno da eleição para Presidente da República, que ocorreu no último domingo, 31, foi tranqüila em Penápolis. O pleito elegeu a candidata do PT Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente do país. Segundo o juiz da 87º Zona Eleitoral, José Antonio Bernardo, diferente do primeiro turno, realizado no último dia 03, nas seções eleitorais não houve filas e aglomerações, e os eleitores em média gastaram 10 segundos para confirmar seu voto. “Nenhuma ocorrência envolvendo a troca de urna e boca-de-urna foi registrada”, destacou. Na cidade foram 115 seções em 17 locais de votação; o município tem 44.570 eleitores cadastrados junto à Justiça Eleitoral. O juiz percorreu também pela manhã algumas seções eleitorais.

Apuração
A apuração iniciou por volta das 17h05, quando os primeiros dados de uma das seções da EE Dr Carlos Sampaio Filho chegaram ao 87º Zona Eleitoral de Penápolis. Todo o procedimento foi acompanhado pela imprensa e demais pessoas que passavam pelo local. Em pouco mais de duas horas os resultados com os números da cidade foram finalizados. Um forte esquema de segurança foi montado pela PM para garantir maior comodidade dos eleitores e das pessoas que trabalharam durante todo o dia, e na visão do capitão da PM, Carlos Fernando Frascá Filho, o trabalho foi positivo. “Tivemos um grande número de policiais que trabalharam desde o sábado, 30, para que a população pudesse exercer sua cidadania de uma forma tranqüila” destacou. Ele informou que recebeu reforço de policiais de Araçatuba e da Polícia Ambiental que auxiliaram nos trabalhos. A PM fechou o acesso dos carros no quarteirão do órgão e acompanhou o transporte das urnas. (Ivan Ambrósio)

Tranqüilidade também na Comarca

Os eleitores da comarca de Penápolis também fizeram uma eleição tranqüila domingo, 31. De acordo com Juiz Eleitoral da 289ª Zona Eleitoral de Penápolis (que abrange as cidades da comarca), Dr. Rodrigo Chammes, as eleições ocorreram sem nenhum problema nas cidades vizinhas. “Assim como no 1º turno, visitamos as cidades da comarca para garantir uma votação tranqüila, esclarecendo dúvidas dos mesários e eleitores”, afirmou. Nenhuma ocorrência foi registrada. Em Luiziânia, apenas uma urna apresentou problemas e precisou ser substituída rapidamente. Apesar do problema, o andamento da votação naquela seção ocorreu conforme o esperado. Tranqüilidade que também podia ser vista nas seções eleitorais de todas as cidades da comarca. Com apenas um cargo em disputa (Presidente), os eleitores não tiveram dificuldades para votar e o processo ocorreu com bastante agilidade, não formando, inclusive, as filas que eram vistas no 1º turno. Com o fim das eleições, os presidentes das seções eram levados rapidamente para o Cartório Eleitoral em Penápolis para a entrega dos disquetes e início da apuração dos votos. Por volta das 18h os primeiros disquetes chegaram. As informações eram da cidade de Avanhandava e se dava início à apuração da comarca. Por volta das 19h30 já se conhecia os resultados finais que constatavam vitória para Dilma em três cidades e de Serra em outros três municípios da comarca.

Resultado
O desempenho dos candidatos à Presidência da República se repetiu neste 2º turno das eleições. Assim como no dia 03 de outubro, a candidata do PT, Dilma Rousseff, venceu nas cidades de Avanhandava, Glicério e Luiziânia. Já o candidato do PSDB, José Serra, ganhou em Alto Alegre, Barbosa e Braúna. Em Alto Alegre Serra venceu com 1.394 votos contra 1.275 de Dilma. Em Avanhandava Dilma levou a melhor com 2.963 votos contra 2.582 de Serra. Na cidade de Barbosa os eleitores preferiram Serra com 2.035 votos contra 1.483 de Dilma. O mesmo aconteceu em Braúna, onde o candidato tucano teve 2.070 votos contra 929 da candidata petista. Esta cidade apresentou a maior diferença de votos entre os candidatos na comarca. No município de Glicério, Dilma venceu o oponente com 1.495 contra 1.286 votos e em Luiziânia os eleitores escolheram a petista Dilma com 1.517 contra 1.411 votos do tucano Serra. Com relação ao primeiro turno, o número de eleitores da comarca que preferiram votar em Dilma subiu; foram 1.459 votos a mais na comarca para a petista. Já José Serra recebeu 1.382 votos a mais se comparado ao 1º turno nas cidades vizinhas. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade