Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/03/2016

2º Fórum Infantojuvenil: Estudantes aprovam 19 propostas para uso racional de água

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Estudantes participam de palestras sobre recursos hídricos

Na última sexta-feira, 04, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) realizou o 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente, com a participação de cerca de 50 estudantes com idade entre 12 a 16 anos, para discutir o tema “Água: desafios e soluções para o uso racional”. No total foram aprovadas 19 propostas que serão levadas ao 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente.  
Durante todo o dia, os jovens participaram de atividades no CEA – Centro de Educação Ambiental como palestras sobre os recursos hídricos do município de Penápolis, o trabalho de preservação do manancial que abastece a cidade feito pelo CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) e visitaram a maquete da bacia hidrográfica do Ribeirão.

Debate
Após receber todas essas informações, os estudantes foram divididos em grupos de debates para elaborar propostas com desafios e soluções para o uso racional de água em Penápolis. As propostas dos grupos foram levadas em votação na plenária, sendo eleitas um total de 18 propostas.  
As propostas aprovadas estão sendo transformadas em projeto que será entregue ao prefeito Célio de Oliveira durante a realização do 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente do Daep, que acontecerá dias 17 e 18 de março.
De acordo com a funcionário do CEA, Fernanda Campachi, a participação dos estudantes superou as expectativas. “Os debates foram muito produtivos, com integração entre alunos de diversas escolas. Ficamos admirados com o nível de maturidade e consciência ambiental desses jovens estudantes”, afirmou.

Conselheiros
O exercício da cidadania também foi um dos objetivos do Fórum Infantojuvenil, quando os estudantes tiveram a oportunidade de se candidatar ao Conselho Mirim. Foram eleitos os seguintes conselheiros: Titulares - Natalia Camargo Vieira (2º Coelgial – EE Residencial Pereirinha); Thainá Kawakami Shinkai (8º Ano – Colégio Franciscano Coração de Maria) e Paola Denise Campagnoli Pereira (2º Colegial – Escola Sesi). Suplentes - Gustavo Correa C. dos Santos (1º Colegial – EE Luiza Maria Bernardes Nory); Erick Gabriel Cerino Dos Santos (9º Ano - EE Dr. Carlos Sampaio Filho) e Isabela Moura Monteiro (9º Ano – EE Luiza Maria Bernardes Nory). Os Conselheiros tomarão posse no próximo dia 18, durante o 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente. O Conselho Mirim atuará no biênio 2016/2018.
A diretora administrativa do Daep, Vera Lúcia Nogueira, agradece todas as escolas e alunos que participaram do Fórum, bem como os 14 estudantes que se candidataram e concorreram ao Conselho Mirim.
Participaram da atividade as escolas: EE Joana Helena de Castilho Marques, EE Luiza Bernardes Nory, EE Adelino Peters, EE Yone Dias de Aguiar, EE Residencial  Pereirinha, Educandário Coração de Maria, Escola SESI, EE Dr. Carlos Sampaio Filho e EE Ester Eunice Almeida Faria de Oliveira.
O 2º Fórum Infantojuvenil do Meio Ambiente e o 12º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente são promovidos pela Prefeitura de Penápolis, Daep, CEA, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade