Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/11/2018

20 anos: Grupo de Escoteiros inaugura monumento simbólico

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Monumento inaugurado é representado pela Flor de Lis, símbolo do escotismo em todo o mundo

DA REPORTAGEM

O Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis, de Penápolis, inaugurou no último sábado (17) seu monumento comemorativo aos 20 anos de grupo na cidade. O monumento possui a Flor de Lis, símbolo do escotismo em todo o mundo e fica na rotatória do Penápolis Garden Shopping, na rodovia Arnaldo Covolan. Na oportunidade, o grupo de escoteiros ainda enterraram uma cápsula do tempo, que será aberta somente após 20 anos. Participaram do evento grupos de escoteiros da região, além de antigos chefes de escoteiros, autoridades municipais e convidados.
De acordo com um dos chefes do grupo penapolense, João Paulo Beneciutti, a ideia surgiu após conhecer um monumento parecido existente na cidade de Presidente Prudente. “Como estávamos prestes a completar 20 anos de escotismo em Penápolis pensamos em fazer algo parecido também em Penápolis, então criamos o monumento com a Flor de Lis, procuramos o devido apoio da Prefeitura Municipal e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) para a autorização de instalação do monumento e passamos a fazer campanhas para arrecadar fundos para sua construção”, comentou.
Para comemorar o feito, o grupo criou ainda uma cápsula do tempo, que será aberta com a comemoração dos 40 anos de escotismo em Penápolis.
“Criamos a cápsula com cartas, mensagens e objetos dos atuais escoteiros e seus chefes, levando a emoção do escotismo nos dias de hoje para que isso tudo venha à tona em vinte anos, mostrando para as futuras gerações o que é o escotismo atual”, afirmou. A cápsula foi colocada junto ao monumento, onde permanecerá.

Flor de Lis
A flor é considerada símbolo mundial do escotismo e por isso foi escolhida como símbolo do monumento inaugurado em Penápolis. Ela é a representação de um lírio utilizado antigamente nos brasões e escudos da realeza francesa, associada em especial ao rei Luis VIII, quem a utilizou primeiramente em um sinete.
A flor de lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma.
A palavra “lis” é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão.
Ela é o símbolo do movimento escoteiro, escolhida pelo fundador do movimento, Robert Baden-Powell. No escotismo, as três pétalas representam os três pilares da promessa escoteira e o Norte apontado por uma das pétalas, orienta a direção a ser tomada pelo jovem, sempre para cima.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade