Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/02/2013

2014: Projeto prevê ensino integral na escola Carlos Sampaio

Rafael Machi
Detalhes Notícia
A escola Carlos Sampaio pode ser a primeira da região de Penápolis a ter aula em período integral para ensino fundamental e médio

DA REPORTAGEM

 

A Diretoria de Ensino de Penápolis deverá ter a primeira escola, em toda a região, aplicando o sistema integral de ensino, onde os alunos têm a oportunidade de ter suas aulas normais no período da manhã, e praticar diversas outras atividades educativas no período da tarde, passando assim, todo o dia na escola.

A princípio a ideia é de que este projeto seja implantado em 2014 na escola Dr. Carlos Sampaio Filho. Apesar do convite feito pela Secretaria de Estado da Educação, a direção da escola ainda deverá decidir se acatará ao pedido, tornando-se assim a primeira escola estadual da região de Penápolis a ter ensino integral para alunos do ensino fundamental e médio.

Segundo a supervisora de ensino, Vânia Maria Soares, o momento é de estudo para saber a real condição da escola, receber esta nova estrutura. "Estamos fazendo reuniões com a direção da escola, professores, alunos e ainda com seus pais, pois queremos saber se este novo projeto é viável para eles e se a escola tem condições de agregar este novo desafio, estamos fazendo com bastante cautela, já que esta decisão será dos próprios pais e alunos", comentou. Ela explicou que a escola Carlos Sampaio Filho atende ao que é pedido pela Secretaria da Educação, o que motivou o convite para Penápolis.

"Além de não ser a única escola da cidade, ela possui ótima localização, não compartilha unidades municipais, possui um grande número de salas de aula, além de ter um espaço físico adequado, dispondo de auditório e laboratórios bem estruturados", explicou.

 

Projeto de Vida

Como a medida também envolveria alunos do ensino médio – com idades entre 15 e 17 anos – alguns questionamentos foram feitos com relação àqueles que estão começando a trabalhar no período contrário ao de estudo, mas, segundo a supervisora, o projeto prevê benefícios para a carreira profissional do aluno. Ela explicou que um dos trabalhos aplicados para jovens do ensino médio é o "Projeto de Vida", que direciona os estudos do aluno para sua carreira profissional de escolha. "Por exemplo, se ele quer fazer faculdade, poderá escolher e aprofundar seus estudos na matéria que envolva seu curso, preparando-o de forma ainda melhor para o vestibular que pretende prestar.

Se o aluno pensa em se dedicar a uma profissão antes da faculdade, ele pode optar por estudar matérias que julgue necessárias para seus planos. Isso será muito bom, pois ajudará ainda mais o aluno a se preparar para a vida", ressaltou. Além da criança e do adolescente poder contar também com aulas de assuntos variados, agregando saúde, cultura e lazer. Caso a escolha da comunidade seja favorável à aplicação do ensino integral, a prioridade do projeto será voltada para os alunos que já pertençam à escola. Com relação aos que estudam no período da noite, as aulas serão mantidas normalmente. O novo modelo consiste na jornada de 8 horas e meia de ensino fundamental e de 9 horas e meia no ensino médio, incluindo três refeições diárias. A estrutura conta com salas temáticas de português, história, arte e geografia, além de salas de leitura e informática. A tecnologia também deverá fazer parte deste novo meio, já que o projeto prevê a distribuição de netbooks para serem usados em sala de aula e a instalação de lousas digitais, além de outros benefícios tecnológicos. Os docentes também recebem gratificação que, por meio de lei sancionada em dezembro de 2012, foi ampliada de 50% para 75% sobre o salário.

"Vamos fazer diversas reuniões com todos os envolvidos na escola e explicar todo o projeto, para que, após sanadas todas as dúvidas, a própria comunidade escolha pela aceitação ou não do projeto, que deve sim trazer muitos benefícios para os alunos", finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade