Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/12/2010

2011: Uma história de sonhos e recomeço

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Momento em que Selma Borges recebeu o certificado do EJA das mãos do secretário de Educação, Cledivaldo Donzelli

Ano Novo, Vida Nova! É isso que muita gente espera para 2011. Mas Selma Borges tem a certeza que será um ano de muitas realizações e mais aprendizado. Essa penapolense de 39 anos está radiante com a oportunidade de continuar os estudos iniciados no Programa EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Emef Marcos Trench. Ela se formou recentemente na 4ª série e já se matriculou para dar sequência à vida escolar. “Eu quero terminar o Ensino Fundamental, fazer o Ensino Médio e se Deus quiser, vou fazer a faculdade eme formar em Veterinária, pois é o meu sonho desde criança. Adoro os animais, quero poder cuidar dos bichinhos.”, disse com brilho no olhar.
Assim como acontece na vida de muita gente, quando criança, os pais de Selma a colocaram na escola; mas como a família era muito pobre, teve que tirá-la para que ela ajudasse no trabalho na roça. “Eu ainda morava em Birigui, e tinha que ir com meus pais e meus irmãos na roça ajudar a colher tomate, algodão. Depois na adolescência, eu continuei a trabalhar em uma fábrica de calçados e não dava tempo para voltar aos estudos, pois quando chegava em casa, tinha que cuidar dos meus irmãos menores”, lembrou.
Em um dos seus passeios à Penápolis, Selma conheceu um rapaz muito interessante e sabia que sua vida mudaria a partir daí. Casou-se com ele e veio morar em Penápolis.  Parou de trabalhar fora, se dedicando à família e ao lar.

O Momento
“Eu estava assistindo televisão, vendo uns programas interessantes na TV Cultura e pensei: Tenho que voltar a estudar. Quero saber de todas essas coisas”, contou. Então Selma Borges se matriculou nas séries iniciais do EJA oferecido pela Prefeitura de Penápolis. “Foi a melhor coisa que me aconteceu. Quando contei para meu marido e meu filho (com 24 anos, atualmente mora e Birigui) eles me deram muito apoio, ficaram feliz com minha vontade de querer estudar”, comemorou.
“Daí em diante, só encontrei pessoas boas em meu caminho, pessoas que me incentivaram, que me elogiavam e que me davam força para continuar os estudos. Principalmente a professora Rosinha, que sempre foi como uma mãe para todos meus colegas de sala”, fala emocionada.
Selma se entristece ao lembrar que antes tinha vergonha de conversar com as pessoas, com medo de falar algo errado. “Eu ia nos lugares e ficava quieta, muda, com vergonha de conversar. Mas hoje isso já passou. Sinto que estou muito mais segura para conversar, perguntar as coisas e já sei ler e escrever”, comemora com um largo sorriso em seu rosto.

Futuro
Para 2011 Selma já sabe o que vai fazer. Estudar, estudar e estudar. “Quero aprender tudo o que eu tenho direito. Tudo o que eu não prendi quando criança, estou correndo atrás agora e sei que vou conseguir o que quero”, afirmou.
“A sensação de passar de ano é outra. Hoje eu sinto a alegria de passar de ano na escola e na vida. É uma prazer que eu não tive quando criança e que estou tendo agora. Espero poder passar de ano muitas vezes”, disse esperançosa.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade