Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/04/2010

2009: Secretaria de Agricultura atendeu quase 10 mil pedidos

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis divulgou o balanço final de todos os serviços executados pelo setor durante o ano de 2009. De acordo com o balanço, foram 9.840 serviços solicitados pela população e atendidos somente no ano passado. Esse número é bastante expressivo se comparado ao balanço dos anos anteriores, que vem crescendo vertiginosamente. Em 2006, foram  1.713 atendimentos; em 2007, foram 2.448 serviços executados e em 2008, um total 5.826 atendimentos. Para o secretário municipal de Agricultura, Éder Fonzar Granato, esses números são provas de que o setor está superando as dificuldades encontradas com relação à falta de mão de obra, pois nota-se que os serviços executados aumentam a cada ano. “Os interessados devem fazer a solicitação do serviço no setor de Protocolo da Prefeitura Municipal, e então, o atendimento do pedido e controle são realizados com a supervisão da Secretaria de Agricultura”, explicou.

Novo serviço
Desde janeiro de 2009, a Secretaria de Agricultura conta com serviços técnicos de atendimento ao produtor rural, coordenados pelo engenheiro agrônomo Sérgio Eduardo Rodrigues. O objetivo deste atendimento é potencializar a ação dos pequenos produtores rurais do município, proporcionando condições de melhorar a produtividade, diversificando sua produção, agregando valores aos seus produtos, respeitando a legislação ambiental na busca da sustentabilidade. Vale ressaltar que dentre todos os 9.840 atendimentos de 2009, os serviços prestados apenas pelo engenheiro totalizou 515 atendimentos, sendo na área de Agricultura Familiar (51%), Ações Ambientais (28%), projeto Município Verde Azul (16%) e apoio a Pequenos e Médios Produtores (5%). Os outros serviços que já eram executados pela equipe da Secretaria de Agricultura são: Podas e Cortes, Erradicações, Recolhimento de Galhos, Roçagem, Limpeza Geral, Hora Máquina, Hortas Comunitárias e diversos (conforme gráfico). O secretário Éder Granato afirma que tais atendimentos vêm de encontro com os objetivos do atual governo municipal, que é a busca da diversificação da agricultura, oferecendo oportunidades através de orientações e acompanhamentos técnicos ao produtor rural. “Estamos nos preparando para que possamos oferecer ainda mais alternativas aos produtores rurais de Penápolis, buscando a diversificação da produção e agregando valores aos seus produtos”, enfatizou Granato.

Saiba mais sobre o novo serviço

O serviço executado pelo engenheiro agrônomo Sérgio Eduardo Rodrigues compreende o atendimento à Agricultura Familiar, com a Análises de Solo, Recomendações de Adubos e Corretivos, Pronaf e outros. As Ações Ambientais são embasadas na execução de Laudos Técnicos, Levantamentos de Áreas para Reserva Legal e APP, Licenciamentos Ambientais, mapeamentos, Programação para Eliminação de Queima de Cana, Requerimentos de Queimas Controladas e outros. O Projeto Município Verde Azul abrange ações que visam atender as diretivas deste projeto implantado pelo Governo Estadual, buscando a normatização e regularização de ações ambientais nos município do Estado de São Paulo no qual o município de Penápolis está inserido. O apoio a Pequenos e Médios Produtores reúne ações desde recomendações técnicas de combate a pragas e doenças, apoio ao FEAP para fruticultura e máquinas agrícolas, recomendações de utilização de sementes para pastagens, participação no projeto Balde Cheio, reuniões de produtores em geral, articulações junto aos órgãos competentes da classe dos produtores rurais e outras. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade