Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/09/2023

1º Encontro Estadual de Mulheres do Agro reúne mais de mil lideranças femininas do setor produtivo rural

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Neste evento em Lins, o SIRP esteve representado por um grupo de produtoras de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa

DA REDAÇÃO

O Sistema FAESP/SENAR-SP e o Sebrae-SP reuniram cerca de 1.200 mulheres ligadas ao setor rural paulista no “Primeiro Encontro Estadual de Mulheres do Agro”. Um evento dinâmico, com troca de conhecimentos e uma programação com palestras de diferentes temas relacionados com o setor, como liderança, gestão, inovação, competência e empreendedorismo.
“O encontro é para as mulheres que se dedicam diariamente ao desenvolvimento das cadeias produtivas. Conseguimos criar um momento de reflexão para fazer com que as mulheres conquistem cada vez mais espaços em diversas áreas, na produção e também para além da porteira”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP e vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP-CONFEM.
As participantes do evento foram recebidas por um grupo de viola caipira do SENAR-SP que animou o café da manhã oferecido às mais de 100 caravanas de 200 sindicatos rurais de todo o estado de São Paulo. Outro atrativo foi uma carreta da beleza, que ofereceu alguns serviços às visitantes.
A “humorologista”, palestrante e escritora Maryanna com Y foi a mestre de cerimônias do evento, que com muito bom humor envolveu a plateia e também se emocionou, pois é o primeiro contato dela com um grande público relacionado ao Agro. “A mulher precisa se conectar cada vez mais, porque o problema de uma também pode ser o problema das outras, e juntas a gente consegue ir mais longe. Momentos como esse fortalecem o empreendedorismo feminino no Brasil.”
A abertura do Encontro foi protagonizada por representantes das entidades organizadoras e mensagens de homenagem ao protagonismo feminino no campo do presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP Fábio de Salles Meirelles e da presidente de honra da Comissão Semeadoras do Agro, Ivelle Meirelles.
O superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, mencionou que eventos como este Encontro mostram que é o caminho certo para a igualdade no campo entre homens e mulheres é para garantir que elas tenham a oportunidade de se tornar lideranças no campo. “A autonomia das mulheres passa pela autonomia financeira, por isso é importante que elas empreendam cada vez mais”, disse. Marco Vinholi, diretor do Sebrae-SP, destacou que o Encontro foi o maior evento já dedicado às mulheres do qual ele já participou, e afirmou que as mulheres hoje não medem esforços para realizar seus sonhos.
“Elas se comprometem com o coração e com muita seriedade”, disse Vinholi, ressaltando que o presidente do Sistema FAESP/SENAR-SP, Fábio Meirelles, foi um visionário ao criar as Semeadoras do Agro, e que o trabalho da entidade, junto ao Sebrae-SP, vem priorizando o acesso de produtores e produtoras rurais ao conhecimento e a crédito para tornar possível o sonho do empreendedorismo. O Banco do Povo, entidade sempre presente nos eventos das Semeadoras do Agro, também teve um espaço no encontro para atender às produtoras presentes. Tirso Meirelles, vice-presidente da FAESP, que representou também o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos, apontou a força dos sindicatos rurais junto às mulheres produtoras. “Os sindicatos estão lá na ponta, em contato direto com as mulheres, dando o suporte que elas precisam para desenvolver seus talentos”, disse.
Um dos pontos altos da programação do evento foi o painel “Liderança Feminina e sua representatividade”, que teve a participação de Juliana Farah e de Cecília Naves, coordenadora administrativa e assessora técnica da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Ela falou da importância das histórias de vida de cada mulher do campo e que em 2018 foi chamada para criar um grupo de mulheres. “De tanta insistência nossa, criamos a Comissão Nacional das Mulheres do Agro. Desde então falamos do protagonismo das mulheres”, destacou, mencionando os avanços que as iniciativas de grupos femininos em todo o País vêm proporcionando para o protagonismo feminino.
Participaram ainda do painel Lisiane Rocha Czech, presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares (Paraná); Adriana Menezes, diretora da FAESP e coordenadora da Comissão Semeadoras do Agro; Cristina Malcher, diretora da Federação de Agricultura do Pará (FAEPA); Francisca Ivonisa Holanda de Oliveira, técnica do Sistema FAEC/SENAR-CE; Silvana Novaes, engenheira agrônoma e responsável pela Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG; Lucia Helena Bueno Bortolozzo, da Comissão Das Mulheres do Agro do Piauí. Na ocasião também foram sorteadas três bolsas de estudo da Faculdade CNA.
Outros conteúdos do Encontro foram as palestras “A importância da Comunicação”, da jornalista Glória Vanique, e “Calma, você não é a Mulher Maravilha” com Karina Godoy, jornalista, podcaster e escritora.

Produtoras unidas
O Encontro causou grande impacto nas produtoras rurais que participaram do evento. Claudia Aparecida Sanches, produtora de Hortaliças que foi ao evento com a caravana do Sindicato Rural de Vera Cruz, achou a energia do Encontro fantástica. “As mulheres merecem eventos como esse. A gente se renova, volta para casa mais leve”, diz ela, celebrando o fato de que sua família está no agro há três gerações. “A gente agora volta para casa com muitas ideias novas para aplicar na nossa vida como produtora rural. As mulheres já são muito fortes, e agora com todo esse apoio, as mulheres vão ficar cada vez mais engajadas.”
Clélia Maria Mardegan, da caravana do Sindicato Rural de São José do Rio Preto, produtora de café e cacau, achou que no evento tudo foi muito bem organizado. “Foi um astral e uma alegria que revigoram todas nós, mulheres. Estamos mostrando que também somos a força que vem do campo.”
Uma minifeira de produtos rurais e artesanais também teve destaque no evento, com itens como café artesanal, geleias, doce de leite, frutas desidratadas e cristalizadas, verduras e artesanato em tecido (macramê e bordados). O instituto “Pense Rosa” participou também com um espaço para divulgar suas ações.
Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Penápolis (SIRP), através dos telefones (18) 3652-1811 e (18) 3652-1424 (WhatsApp).

(Com FAESP/SENAR-SP)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade