Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/09/2011

12º Festival de Teatro de Penápolis oferece Oficinas de Formação gratuitas

A Prefeitura Municipal de Penápolis, por meio da Secretaria de Cultura e Núcleo de Teatro organizam a 12ª edição do FETEP – Festival de Teatro de Penápolis. As apresentações dos espetáculos acontecerão de 16 a 24 de setembro, entretanto, as Oficinas de Formação gratuitas já começam neste final de semana. São oferecidas um total de cinco oficinas para artistas e gestores culturais de Penápolis e região. As vagas são limitadas.
As inscrições para as Oficinas devem ser feitas antecipadamente no Núcleo Municipal de Teatro, que provisoriamente está localizado na Marginal Maria Chica, 1.415, em frente à Prefeitura (antiga sede da Sasc). O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.
O coordenador do Núcleo de Teatro e organizador do FETEP, Luiz Carlos Colevatti, acredita que é muito importante a participação dos atores nas Oficinas de Formação, pois aprimora o trabalho que é realizado no município. “São oficinas gratuitas e ministradas por profissionais altamente capacitados. Todos devem aproveitar a oportunidade”, convidou.
Colevatti comenta que a parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio) trouxe duas oficinas voltadas para elaboração de projetos e gestão cultural. “As cidades da região também podem participar dessas oficinas que possuem um número maior de vagas”, acrescentou.
A programação completa dos espetáculos teatrais será divulgada nos próximos dias.

Confira as Oficinas do FETEP:

Dia 10/09/11
“Oficina de Elaboração de Projetos Sócio Culturais e Esportivos”
Horário: 9h às 18h – com intervalo para almoço
Local: Museu do Folclore – Praça 9 de Julho
Facilitadora: Rose Meusburger
Capacidade: 80 vagas - parceria com o SESC

* A Oficina trata da confecção de um projeto, da ideia à viabilização financeira. Como escrever planilhas, elaborar uma campanha de marketing e mídia e efetivar o sonho. Rose Meusburger é diretora-executiva da Gaia Brasil Eventos e Gestão Cultural. Presta assessoria para elaboração de projetos sócio culturais para pessoas físicas, jurídicas, na gestão administrativa, financeira e prestação de contas. Membro da Comissão Gestora da Rede de Agentes Culturais de São Paulo; vice-Presidente da Rede Brasil de Produtores Culturais Independentes; Membro da Cooperativa Cultural Brasileira. Recebeu em 2011 o Prêmio Mulher de Expressão – Produção Cultural.

Dias 10/09 e 11/09
Oficina “A máscara em cena: representação e expressão”
Horário: 9h ás 13h e das 14h às 18h
Local: Marginal Maria Chica, 1415 – em frente à Prefeitura
Facilitador: Murillo de Paula
Capacidade: 30 vagas

*  A máscara é um elemento dinâmico, em constante mutação. É um objeto potente de representação da realidade e do presente, portanto se transforma para dar voz e dialogar com as necessidades e questões de seu tempo. Instigar a busca pela expressão justa e autoral e ampliar o diálogo entre máscara e contemporaneidade é o desafio para esse encontro. Murillo de Paula é formado em Artes Cênicas pela Unicamp, trabalha atualmente como ator e bailarino. Criou e confeccionou máscaras para diversos espetáculos.

Dias 10, 11 e 12/09
Oficina “A improvisação na composição da cena teatral”
Horário: 18h às 23h
Local: Sala Cora Coralina (atrás da Biblioteca Municipal)
Facilitador: Matteus Melo
Capacidade: 30 vagas

* A partir de jogos de improvisação, construir um exercício cênico com base na capacidade criativa do ator, com o intuito de instigar sua percepção e aptidões cênicas. Matteus Melo é formado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; mestrando em Artes pelo Instituto de Artes – Unicamp, desenvolveu projetos (oficinas e mini-cursos) na área das artes cênicas, atuando no teatro na função de dramaturgo, ator e diretor.

Dia 11/09/11
Oficina de Gestão Cultural - “Cultura: do conceito à ação”
Horário: 14h às 16h
Local: Museu do Folclore – Praça 9 de Julho
Facilitador: Maurício Trindade
Capacidade: 80 vagas – parceria com o SESC

* Nesta oficina pretende-se discutir o desenvolvimento histórico da ideia de cultura; a posição de centralidade a que foi alçada contemporaneamente; os (im)passes e questões que ditam o encaminhamento de políticas culturais na área; as perspectivas críticas à democratização cultural e as novas perspectivas de democracia cultural. Mauricio Trindade é bacharel e licenciado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia da Cultura. É assistente técnico da Gerência de Estudos e Desenvolvimento do SESC São Paulo.

Dia 18/09/11
Oficina “O processo colaborativo em teatro”
Horário: 9h às 13h e das 15h às 19h
Local: Sala Cora Coralina (atrás da Biblioteca Municipal)
Facilitador: Jorge Vermelho
Capacidade: 30 vagas

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade