Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/10/2018

110 anos: A formação da Comarca de Penápolis

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia
Prédio pleiteado pela Câmara Municipal para sediar o Fórum de Penápolis

DA REDAÇÃO

Sete anos após a fundação a cidade crescia rápido. Já contava com 2,5 milhões de pés de café e pecuária bem desenvolvida, com rebanho de cerca de 30 mil cabeças de gado, se tornando um importante centro comercial regional abastecendo até o estado do Mato Grosso.
A população crescia rapidamente e já se aproximava de 13 mil habitantes, havia 390 pequenos proprietários, sendo que mais da metade era formada por imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, austríacos, japoneses, entre outras nacionalidades. 
Os moradores fizeram uma petição com 916 assinaturas apresentada ao Congresso Legislativo de São Paulo pelo deputado Freitas Valle, pleiteado a criação da Comarca de Penápolis.
Foi neste período em que os moradores começaram a reivindicar a independência jurídica do município. A cidade já dispunha de bons edifícios que poderiam abrigar o Fórum e reunir mais de 250 jurados. Além disso, desde 1915 a cidade já dispunha de um quartel e uma cadeia estadual.
A distância do município de Bauru, cidade com comarca jurídica mais próxima, reforçava a necessidade sentida pelos penapolenses, já que uma viagem pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, durava cerca de 8 horas e só acontece três vezes por semana. 
Em 10 de outubro de 1917 foi aprovada a criação da Comarca de Penápolis, que abrangia os município de Araçatuba, Birigui, Glicério, Braúna, Alto Alegre, Avanhndava, Luiziânia e Barbosa. Futuramente, os dois primeiros municípios foram desmembrados.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade