Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/07/2018

1º semestre: Roubos e furtos continuam caindo em Penápolis

Imagem/Rafael Machi - Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Desde 2016 a cidade de Penápolis vem apresentando redução em diversos crimes, mantendo os melhores índices desde 2001

DA REPORTAGEM

O primeiro semestre de 2018 teve nova redução em relação ao número de crimes cometidos em Penápolis nos últimos anos. Os dados, revelados nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo mostraram que os seis primeiros meses deste ano tiveram um número menor nos casos de roubos e furtos em geral em relação ao ano de 2017. Vale lembrar que no ano passado estes mesmos números já foram os menores desde 2001, quando este levantamento passou a ser divulgado pela SSP o que representa uma nova redução na cidade, mantendo os excelentes resultados. 
Segundo o que foi divulgado pela Secretaria, entre janeiro e junho deste ano foram registrados apenas nove casos de roubos em Penápolis. No mesmo período de 2017, este crime somou 11 casos. Já em 2016, os roubos registrados na cidade somaram 24 casos. Ainda dentro dos casos de roubos de veículos, Penápolis permaneceu sem o registro deste tipo de crime durante todo o semestre de 2018. O mesmo ocorreu no ano passado e em 2016 apenas um caso desta natureza havia sido registrado.
Outra queda significante no primeiro semestre deste ano, segundo o levantamento da SSP, foi em relação aos casos de furtos em geral. Nos seis primeiros meses deste ano a SSP divulgou 192 casos na cidade. Em 2016, os furtos chegaram a 375 no primeiro semestre daquele ano, enquanto que no ano seguinte os furtos somavam 287. Ainda segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, os casos de furtos de veículos não tiveram redução neste ano de 2018, mas se manteve igual ao mesmo período do ano passado, com 12 casos para cada período. Somente em 2016 os furtos de veículos registraram 11 ocorrências.

Mais casos
A SSP divulgou também que a cidade de Penápolis teve, no primeiro semestre deste ano, dois casos de homicídios dolosos, quando há intenção de matar. A cidade teve ainda um caso de homicídio culposo, quando não há intenção.
O levantamento mostrou também que Penápolis registrou três casos de homicídio culposo por acidente de trânsito. Ainda neste primeiro semestre, a cidade teve um caso de lesão corporal seguida de morte. 
De acordo com o que foi apontado, Penápolis obteve, entre janeiro e junho deste ano, 134 lesões corporais dolosas e cinco culposas, e 184 pessoas focaram feridas vítimas de acidentes de trânsito.
Um dos levantamentos que chamou a atenção foi com relação aos casos de estupros. Os dados estatísticos mostrados pela SSP revelaram que Penápolis teve 12 estupros ocorridos no primeiro semestre, nove foram considerados estupros de vulneráveis. 

Estado
A redução foi constatada, não somente em Penápolis, mas também em todo o Estado de São Paulo, que reduziu seus indicadores de homicídio, latrocínio, roubo e furto, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança. Na mesma linha que Penápolis, o Estado registrou, porém, mais uma alta nos casos de estupros, crime que acumula 15,7% de aumento neste ano.
No semestre, o registro de homicídios caiu 10%, de 1.662 casos para 1.495 nos seis primeiros meses de 2018. Já os latrocínios (roubos seguidos de morte) tiveram queda de 33,5%, saindo de 205 casos e atingindo 135. A redução de roubos em geral foi de 15%. Ainda assim, o Estado registrou 760 crimes dessa natureza por dia. Já a redução nos furtos no semestre foi de 3%, com 254 mil casos de janeiro a junho. Já os crimes de estupro somaram 6,1 mil registros no primeiro semestre, alta de 15,7%. Os crimes classificados como estupro de vulnerável representam a maioria dos registros. Dos 6,1 mil, 4,3 mil casos foram cometidos contra vulneráveis (menores, deficientes ou incapazes), e a alta foi ainda mais acentuada nesses casos, num total de 23%.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade