Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/08/2017

1ª Infância: Lactário e EE Carlos Sampaio fazem concurso de redação

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O concurso de redação correu através da parceria de equipes do Lactário e da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho

DA REPORTAGEM

Uma parceria entre a Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho e o Lactário Dília Ribeiro permitiu a realização de um concurso de redação entre os alunos durante a programação da 8ª Semana do Bebê de Penápolis. Os autores das melhores redações foram conhecidos durante evento promovido na própria escola nesta sexta-feira (18), tendo sido eles premiados com bicicletas. Participaram os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
O objetivo do concurso era o de estimulá-los a escrever uma redação sobre tema “Infância: proteger é dever de todos”.Do 6º anos, a melhor redação escolhida pelos próprios professores foi a da aluna Lívia Mendes de Souza, de 12 anos. Ela ganhou na categoria poesia, escrevendo sua obra de título “Lembranças Boas”.
Já do 7º ano, a aluna autora da melhor redação foi Fabiana Martins Alves da Silva, de 13 anos. Ela também abordou o tema escolhido, porém, em forma de narrativa, dando, ao seu trabalho, o título de “Infância”.
A entrega das bicicletas ocorreu em cerimônia que reuniu alunos e professores da escola, além de representantes do Lactário e da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis. De acordo com o presidente do Lactário, Ricardo Albendim, a ideia do concurso surgiu em virtude da Semana do Bebê, evento que se tornou tradicional em Penápolis e que está sendo realizado nesta semana. “Nosso objetivo com o concurso é o de desenvolver e fortalecer em cada um dos alunos a importância da 1ª infância, o quanto é importante o bom desenvolvimento nesta primeira fase da vida”, afirmou.
A voluntária da entidade, Cristina Delboni, explicou que a escola Carlos Sampaio Filho foi escolhida pelo fato de Dília Ribeiro –fundadora do Lactário – ter sido professora na unidade. Além disso, a ideia do Lactário surgiu dentro da escola. Segundo registros, Dília, entre as décadas de 20 e 30, iniciou suas aulas na referida escola. Com o tempo ela percebeu que muitos alunos tinham déficit de rendimento e começou a atribuir isso ao fato de muitas crianças sofrem com a desnutrição da época. Desta forma, ela se mobilizou com fazendeiros da região e passou a distribuir leite que era doado por eles. A distribuição ocorria nos fundos da escola. “Mesmo falecendo, em 1938, o projeto iniciado por Dília Ribeiro, foi mantido por voluntários da época e sobrevive até hoje com a associação que leva seu nome, servindo de exemplo para todos nós em cuidado com as crianças”, ressaltou Cristina.  
Para a vice-diretora da escola, Juliana de Brito Aires Marangoni, a ideia do concurso de redação é muito importante para o bom desenvolvimento dos alunos.
“Os professores puderam trabalhar o assunto de forma lúdica dentro da sala de aula, o que lhes chamou muito a atenção. Trabalhar a 1ª infância é muito importante para motivá-los sobre a vida e mostrar como eles podem vencer, enfrentando obstáculos e se tornando pessoas de bem”, destacou. Além de professores e equipe escolar, os alunos contaram com a ajuda da psicóloga Inês Peters, que trabalhou com as crianças sobre o tema. 
Superar obstáculos foi o que fez a aluna Lívia de Sousa. Ela contou que ficou bastante receosa de escrever uma poesia, mas que se dedicou muito ao projeto. “Tinha medo de escrever, já que não tenho experiência com poesia. Para isso treinei muito e fui escrevendo diversas até chegar no resultado final. Fiquei muito contente em ter todo meu trabalho escolhido como o melhor da minha turma, já que me dediquei muito para superar estas dificuldades”, acrescentou. Quem também ficou muito contente com o resultado foi à aluna Fabiana da Silva. “Também fiquei muito contente em ter minha redação escolhida. Trabalhei muito para isso e me dediquei em conhecer um pouco mais da história da nossa escola e também do Lactário, o que me motivou ainda mais neste trabalho”, finalizou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade