Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/08/2016

1ª infância é tema de concurso de redação entre alunos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O aluno Marcos dos Santos teve sua redação escolhida como a melhor entre os alunos da 7ª série

DA REPORTAGEM

Uma parceria entre a Escola Estadual Dr. Carlos Sampaio Filho e o Lactário Dília Ribeiro permitiu a realização de um concurso de redação entre os alunos durante a programação da 7ª Semana do Bebê de Penápolis. Os autores das melhores redações foram conhecidos durante evento promovido na própria escola na última segunda-feira (22), tendo sido eles premiados com bicicletas. Participaram os alunos da 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental.
O objetivo do concurso era o de estimulá-los a escrever uma redação sobre tema: A importância da primeira infância. Da 6ª série, a melhor redação escolhida pelos próprios professores foi a da aluna Tainara Maria de Oliveira, de 12 anos. Ela escreveu sobre sua infância, lembrando de suas tristezas e alegrias. Já do 7ª série, o aluno escolhido como sendo o autor da melhor redação foi Marcos Magnani dos Santos, de 12 anos. Ele também contou um pouco de sua infância e falou sobre os desafios enfrentados por ele. A entrega das bicicletas ocorreu em cerimônia que reuniu alunos e professores da escola, além de representantes do Lactário e da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis. De acordo com a presidente do Lactário, Cristina Delboni, a ideia do concurso surgiu em virtude da Semana do Bebê, realizada na última semana na cidade. “Nosso objetivo com o concurso é o de desenvolver e fortalecer em cada um dos alunos a importância da 1ª infância o quanto é importante o bom desenvolvimento nesta primeira fase da vida”, destacou.
Ela explicou ainda que a Carlos Sampaio Filho foi escolhida pelo fato de Dília Ribeiro –fundadora do Lactário – ter sido professora na unidade escolar. Além disso, a ideia do Lactário surgiu dentro da escola. Segundo registros, Dília, entre as décadas de 20 e 30, iniciou suas aulas na referida escola. Com o tempo ela percebeu que muitos alunos tinham déficit de rendimento e começou a atribuir isso ao fato de muitas crianças sofrem com a desnutrição da época. Desta forma, ela se mobilizou com fazendeiros da região e passou a distribuir leite que era doado pelos fazendeiros. A distribuição ocorria nos fundos da escola. “Mesmo falecendo, em 1938, o projeto iniciado por Dília Ribeiro, foi mantido por voluntários da época e sobrevive até hoje com a associação que leva seu nome, servindo de exemplo para todos nós em cuidado com as crianças”, ressaltou Cristina.  
Para a vice-diretora da escola, Sisilene Vasconcelos, a ideia do concurso de redação é muito importante para o bom desenvolvimento dos alunos.
“Os professores puderam trabalhar o assunto de forma lúdica dentro da sala de aula, o que lhes chamou muito a atenção. Trabalhar a 1ª infância é muito importante para motivá-los sobre a vida e mostrar como eles podem vencer, enfrentando obstáculos e se tornando pessoas de bem”, destacou.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade