Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/06/2013

1º DP será reformado para unificação de delegacias

Rafael Machi
Detalhes Notícia
Com a criação do DEINTER 10 de Araçatuba, o prédio da Delegacia do Município de Penápolis poderá abrigar a Delegacia Seccional, caso a mesma seja implantada na cidade

DA REPORTAGEM

 

Uma reforma será feita em breve na estrutura do prédio do 1º Distrito Policial de Penápolis. O projeto está previsto como primeiro passo da reengenharia que a Polícia Civil tem aplicado em todo o Estado. Para Penápolis o processo deverá servir para unir as delegacias da cidade em um único local.

O prédio localizado no centro da cidade abrigará também a Delegacia do Município, DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), além de continuar com os trabalhos do Plantão Policial. Segundo o delegado seccional de Araçatuba, Aparecido Capello, o objetivo é reduzir os problemas que a Polícia Civil tem enfrentado, como o desestímulo profissional, alto grau de corrupção e o reduzido potencial de investigação e esclarecimento de crimes. Além disso, a intenção é oferecer mais facilidade para as pessoas.

"Com o trabalho centralizado fica mais fácil o atendimento, sem contar que o funcionário se sente melhor em trabalhar em um prédio melhor e com mais recursos tecnológicos", comentou. Outro objetivo da reengenharia aplicada é a desativação dos DPs de cidades de pequeno porte, com menos de 10 mil habitantes. Capello explicou que a ideia é agilizar ao máximo esta reforma. Para isso seria necessário que a prefeitura elaborasse o projeto da reforma, pois a verba para a execução já está disponível através do Governo Estadual. "Temos dinheiro suficiente para a obra. Com o projeto da prefeitura não teríamos a perda de tempo em contratar uma empresa de engenharia para tal, o que facilitaria muito o trabalho", explicou. O projeto do novo distrito está sendo coordenado pelo delegado Nivaldo Martins Coelho. Trabalho semelhante está sendo aplicado nas cidades de Araçatuba e Birigui e os gastos de adequação daqueles prédios são de aproximadamente R$ 15 milhões.

 

Delegacia do Município

O delegado seccional explicou também que em princípio, o prédio que hoje abriga a Delegacia do Município, na avenida Mato Grosso, será mantido como um possível local para abrigar uma Delegacia Seccional. "Com a criação do Deinter 10 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo-Interior) na cidade de Araçatuba, existe a grande possibilidade da criação da Delegacia Seccional, sendo esta aplicada em Birigui ou Penápolis. Se esta delegacia vier para a cidade já teríamos um prédio com boa estrutura física", comentou. Caso o prédio não abrigue a Seccional poderá ser usado para outros fins. O plano de reengenharia foi criado em 2009 para pôr fim na fragmentação das unidades da Polícia Civil, implantada na década de 80, como forma de levar sensação de segurança para a população e atender às pressões políticas, em um momento que a criminalidade crescia a índices alarmantes. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade