Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/03/2007

1ª Casa de Penápolis é reaberta hoje

Detalhes Notícia

A Prefeitura de Penápolis através da Secretaria de Cultura informa a comunidade que a partir de hoje a Primeira Casa de Penápolis vai estar reaberta para visitação. A casa fica localizada na rua dos Capuchinhos, 33, no Jardim Primavera e estava fechada há sete anos.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Joaquim Alberto Fernandes, a reabertura da Primeira Casa foi uma reivindicação da própria comunidade que queria visitar o patrimônio histórico e conhecer um pouco mais da história da cidade.

“A Primeira Casa de Penápolis está sendo reaberta como parte das comemorações ao centenário da cidade, que acontece no próximo ano. Para tanto, a Cultura vai disponibilizar um monitor que foi preparado para receber as pessoas e contar um pouco mais a respeito da História da Casa e de nossa cidade”, explica Beto Fernandes.

O secretário ainda adianta que está estudando a possibilidade para transferência da parte administrativa da Secretaria de Cultura para o anexo da Primeira Casa.

 

Monitor

A monitoria da Casa ficará sob a responsabilidade de Daniel Dhemis, estagiário da Secretaria de Cultura, que se preparou bastante para essa função. “Não há como entrar em contato com a Casa sem saber a verdadeira história que ela guarda”, comentou.

Daniel conta que fez uma pesquisa avançada sobre a história da Primeira Casa baseada no material do Museu Histórico e Pedagógico de Penápolis e também em conversa com antigos moradores da cidade.

Dentre as curiosidades pesquisadas, Daniel Dhemis revela uma: “Apesar de receber o nome de Primeira Casa de Penápolis, na verdade, ela não foi a primeira casa a ser construída na cidade, e sim foi a primeira casa a servir de hospital, de escola e foi o local onde foi celebrada a primeira missa de Fundação de Penápolis, em 1908”.

 

Visitação

A partir de hoje a Primeira Casa já estará aberta para visitação, sendo que os horários de atendimentos disponíveis no período da manhã são de terça, quinta e sexta-feira, das 8h30 às 11h e no período da tarde, de terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 às 16h30. A Secretaria de Cultura sugere que as escolas e demais grupos que queiram visitar as dependências da Primeira Casa devem fazer um agendamento prévio através do telefone 3652 5568 ou 3652 8040. Secom – PMP

 

Conheça um pouco da história da 1ª Casa de Penápolis

A Primeira Casa de Penápolis foi abrigo dos Frades Capuchinhos quando vieram para a região com o objetivo de difundir a religião e a educação dos povos que aqui viviam, entre eles, índios.

Além de serem os professores pioneiros da região, os frades também acumulavam as funções de médico, cuidando das doenças da população, pois naquela época era muito difícil conseguir um médico, já que os lugares mais próximos que contavam com esse atendimento eram Bauru e São José do Rio Preto. A distância, além de grande, contava com percurso cheio de barreiras naturais, principalmente as cachoeiras. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade