Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/09/2011

10 anos depois: Novo Trade Center representa a superação americana

Imagem: Site WTC/Silverstein Properties
Detalhes Notícia
Ilustração mostra como ficará a ilha de Manhattan após a construção do novo complexo do Trade Center (ao fundo da imagem)

DA REPORTAGEM

 

Quando as Torres Gêmeas foram destruídas em 11 de Setembro de 2001, matando mais de 2,7 mil pessoas, os americanos não ficaram com um buraco somente na ilha de Manhattan, local onde ficavam os prédios, mas também com um buraco na moral da potência mundial e no orgulho de cada norte-americano. As torres do World Trade Center foram por muitos anos um dos maiores pontos turísticos nova-iorquinos, além de representarem uma das maiores riquezas na economia mundial por 30 anos.

Na época do atentado ao símbolo de Manhattan, o ex-governador de Nova York, George Pataki, disse para a imprensa mundial que reconstruir o maior patrimônio moral não era apenas uma questão de capricho dos nova-iorquinos, mas uma missão de todo patriota americano. Pensando em devolver o orgulho e alegria para cada cidadão daquele país, o governo americano abriu um concurso, em 2003, para escolher o projeto do novo WTC, e uma grande campanha mobilizou as pessoas para a construção da nova "Torre da Liberdade". O vencedor foi o arquiteto Daniel Libeskind, que apresentou um projeto ousado e que sofreria diversas modificações posteriormente até chegar ao projeto final, já em 2005. Em maio do ano seguinte, a construção no Marco Zero (onde ficavam as Torres Gêmeas) foi iniciada. O complexo será composto por diversos prédios, onde o One World Trade Center, será composto por mais três edifícios, tendo ainda uma estação de transportes, um centro de apresentações culturais e um memorial e museu para as vítimas dos ataques em 2001. A previsão de conclusão da obra e para 2013. Quando concluído o prédio será o mais alto dos Estados Unidos e o terceiro do mundo com quase 542 metros de altura. Se verificada a altura incluindo a antena, o novo Trade Center será ligeiramente mais alto do que as que existiam no local. A construção do novo complexo do Trade Center, causou certo receio nos americanos, já que muitos encaravam a ideia como reconstruir o "alvo terrorista número um da nação". Por conta disso, diversas modificações foram feitas, para garantir maior segurança. As torres originais tinham 110 andares, sendo o 106º o último a ser ocupado comercialmente. A nova terá 82 andares, sendo alguns subterrâneos e 74 acima do térreo. O primeiro andar acima da base de concreto será designado como 20º e será o primeiro andar de escritórios. Dos 82, apenas 69 serão alugados como escritórios, contando dois andares especificamente para canais de televisão e dois restaurantes. Acima deles, estarão dois decks de observação e, no topo do edifício, uma antena de 124 metros de altura. O novo One World Trade Center originalmente seria inaugurado em 2011, mas, teve sua inauguração adiada para 2013.

O valor estimado da construção, que neste mês atingiu mais da metade de sua altura final, é de US$ 6,1 bilhões. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade