Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/12/2006

Êxito: Estudantes de jornalismo conquistam nota 10 em TCC

Detalhes Notícia

Estudantes penapolenses do curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, do Centro Universitário UniToledo, conquistaram essa semana nota máxima nos Trabalhos de Conclusão de Curso, conhecidos por TCC. Geso Batista de Souza Junior e Vanessa Bogo Beneti apresentaram seus trabalhos na terça-feira; já Wilson Roberto Vieira da Rocha Júnior e Lucas Belussi de Souza, que dividiram o mesmo projeto, fizeram suas explanações à banca examinadora na quinta-feira. A produção de um produto jornalístico ou de uma monografia, desenvolvida durante o último ano do curso, é obrigatória e, somada às notas das demais disciplinas, define se o profissional está apto para concluir o curso com qualificação profissional para o mercado de trabalho. Todas as apresentações aconteceram na própria instituição e cada exposição foi acompanhada por uma banca composta por três profissionais da área.

  

Cinema

O estudo de filmes que retratam a profissão de jornalista foi o tema de Vanessa, que optou pela produção de uma videorreportagem com linguagem de documentário, intitulada “O Jornalismo no Cinema”. Com 25 minutos de duração, o vídeo discute a maneira como o jornalismo é tratado nos filmes, se a idéia corresponde à realidade e até que ponto estes estereótipos podem influenciar a sociedade. “Entrevistei professores universitários, jornalistas e um sociólogo, para ver a opinião deles e também abordei a aplicabilidade destes filmes como recurso pedagógico no ensino de jornalismo”, explicou ela. Seus avaliadores, professora Melissa Carolina Moura, também orientadora do trabalho, Luís Paulo Potenza Xavier e José Marcos Taveira, professor de Jornalismo On Line e jornalista da Folha da Região, sugeriram que a videorreportagem seja utilizada em sala de aula com estudantes da área. Com a conclusão do trabalho, Vanessa revelou que este é um momento que traz a sensação de dever cumprido. “Desde quando entrei na faculdade, idealizei uma infinidade de coisas para o futuro, inclusive o dia da apresentação”, disse, “Quando este dia chega, todos os outros anos de faculdade vêm à lembrança e é muito bom ver que os esforços foram válidos”, comemorou ela.

 

Daep

O Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis) e sua representatividade na sociedade penapolense também resultou em um projeto. Os estudantes Lucas e Wilson, que desenvolveram os trabalhos em parceria com o colega de classe Mohamad Ali Abou Hamdi, de Araçatuba, criaram um jornal informativo de oito páginas, em cores, como edição comemorativa aos 30 anos do Departamento, a ser comemorado no próximo ano. A idéia foi de Wilson, que estagiou no Daep. “Fizemos um produto que tem viabilidade no mercado e que pode ser explorado em outros segmentos”, comentou ele. “Sugerimos a inserção de novos house organs em comemorações do CEA (Centro de Educação Ambiental), Consórcio Municipal Ribeirão Lajeado e Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis)”, explicou Lucas. Os três amigos definiram como principal aprendizado a produção em equipe e comemoraram a avaliação da banca, formada por Ayne Regina Gonçalves Salviano, orientadora do projeto e coordenadora do curso de Jornalismo, Marcela Deeps, professora de administração e Gilson Ramos dos Santos, editor-chefe e diretor do Jornal Interior.

 

Da Vinci

Já o estudante Geso, ao invés de criar um produto jornalístico, optou pelo desenvolvimento de uma monografia, intitulada “O Código Da Vinci: Fenômeno Cultural da Sociedade Pós-Moderna”. O trabalho analisa a obra de Dan Brown atentando para os motivos que subsidiou a polêmica sobre o livro e sua repercussão na sociedade. Foram necessários estudos de livros e demais publicações referentes ao assunto, além da pesquisa por autores que definem e discutem ética, narrativas, indústria cultural, cultura de massa e religiosidade na sociedade contemporânea, entre outros temas.

Os examinadores, Paulo Nápoli, orientador do trabalho, Roseli Imbernom e Ayne Regina Gonçalves Salviano, enfatizaram que o estudo é perfeitamente adequado para receber um aprofundamento no nível de Mestrado. Segundo Geso, a avaliação da banca foi uma surpresa. “Como o trabalho é bem complexo, acaba oferecendo brechas para muitos questionamentos”, disse, “O fato da banca ser formada por profissionais exigentes, não me deixava a expectativa de atingir nota máxima”, revelou ele.

Os estudantes aprovados têm um prazo para entregar na UniToledo uma cópia dos trabalhos em padrões oficiais. Os TCCs ficarão à disposição dos demais estudantes na biblioteca da faculdade e, para o próximo ano, a instituição pretende também disponibilizar as obras em sistema digital, podendo ser consultadas pela internet. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade