Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

12/09/2007

“Soletrando” no Sesi incentiva estudo ortográfico

Detalhes Notícia

Para marcar as comemorações da Semana da Pátria, o Sesi de Penápolis realizou a primeira edição do “Soletrando”, envolvendo todos os alunos do período da manhã, totalizando oito turmas entre 265 estudantes, de 5ª a 8ª série. Nos moldes do quadro do “Caldeirão do Huck”, programa apresentado por Luciano Huck e exibido pela Rede Globo aos sábados, a competição consistia na somatória de pontos e tentativa de soletrar corretamente as palavras sorteadas.

A atividade envolveu os alunos durante toda a semana, do dia 03 ao dia 06. Como incentivo, a APM (Associação de Pais e Mestres) ofereceu um aparelho MP3 Player como prêmio ao primeiro colocado.

Na primeira fase, cada classe competiu separadamente, classificando dois alunos de cada série. Posteriormente, foi classificado apenas um aluno de cada série, sendo os finalistas Ana Luíza Mendonça Gomes, Gabriel Torrezan e Lucas Gama e Diego Benante, sendo este último, aluno do ciclo IV B, correspondente à 8ª série, o vencedor da disputa.

 

Internet

O principal objetivo do jogo, além de diversificar o processo de aprendizagem com atividades que dinamizem o ambiente escolar, é incentivar o uso da norma culta da língua portuguesa. Para a professora de Português, Valéria Barroso, idealizadora da competição, o uso da internet e da linguagem batizada de “internetês”, marcada por abreviações e substituições de letras, tem feito com que as crianças percam a memorização da ortografia correta, ainda que a matéria seja abordada nas aulas.

“Até mesmo as crianças, que mal começam a ser alfabetizadas, já têm acesso a esta linguagem simplificada usada nos computadores, tornando-a um hábito prejudicial porque está lesando o domínio da escrita e da leitura”, disse a professora. Ela revelou ainda que esta dificuldade tem sido observada como fenômeno crescente. “Por usarem pouco a forma padrão, os alunos não a desenvolvem com facilidade produções de textos”, exemplificou. Porém, a partir do “Soletrando”, os educadores notaram a dedicação e o interesse dos estudantes pela ortografia. “De forma lúdica e pesquisando em dicionários, gramáticas e livros didáticos, eles estudaram e ensinaram uns aos outros”, contou Valéria, “O envolvimento foi total. Durante toda a semana, até mesmo no horário do recreio, os alunos se uniam em pequenos grupos para treinar, virou uma brincadeira”, comemorou ela. A escola pretende repetir a atividade até o final do ano letivo. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade