Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/06/2009

Áreas públicas: Aprovado projeto que proíbe alimentar pombos

Detalhes Notícia

A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade segunda-feira projeto de lei proibindo a criação, manutenção e a alimentação de pombos  domésticos  em áreas públicas na cidade. A propositura, de autoria do vereador Hugo Tadeu Montanari Crepaldi (PDT), tem o objetivo de evitar a proliferação de doenças por essas espécies. Emenda ao projeto, apresentada pelo vereador Luís Antonio Alves de Oliveira, o professor Luís (PSDB), adiou para 2010 o início de aplicação de multa nos casos de descumprimento da medida, que depende de promulgação do prefeito João Luís dos Santos (PT). Hugo Tadeu justificou o projeto com amplo relato sobre as doenças que os pombos transmitem. Ele diz que o hábito de fornecer alimentos para pombos acarreta o desequilíbrio populacional da espécie afetando o meio ambiente e a saúde das pessoas. “O ambiente urbano contribui muito para a proliferação desordenada dessas aves, pois simula um habitat natural, fornecendo abrigo e farta alimentação, além de ser um ambiente livre de predadores naturais, o que impede o controle populacional”. Hugo Tadeu considera que sem receber alimentos pelo homem, as pombas naturalmente procurarão alimentos em outros ambientes mais apropriados ao seu desenvolvimento e longe dos centros urbanos. Entre as doenças ligadas aos pombos está a toxoplasmose. Hugo Tadeu conta que os pombos se contaminam alimentando-se com alimentos contaminados com fezes de gatos. O protozoário toxoplasma se aloja nos músculos do pombo. Os gatos se contaminam comendo pombos, do mesmo modo quando o homem come carne de ave mal passada.

Redução
Levantamento feito por Hugo Tadeu ainda aponta que o pombo não é um animal em extinção e que nem deve ser exterminado. A orientação de especialistas ocorre para o remanejamento das condições favoráveis. “É fundamental um trabalho de conscientização junto à população. Sem alimentos, os pombos terão que sair para caçar e procriarão menos. Esta ação será de grande ajuda”, conclui justificativa de Hugo Tadeu.
Limpeza: Na limpeza de forros, calhas ou qualquer outro local que apresente fezes, restos de ninhos, ovos e penas, sempre devem ser usadas luvas e máscara ou pano úmido sobre o nariz e a boca. Nunca remover a sujeira a seco. Deve-se sempre umedecê-la antes, para evitar a inalação de poeira. Imprensa/Câmara

Foto: Projeto apresentado pelo vereador Hugo tem o objetivo de evitar a proliferação de doenças por pombos

Câmara Municipal vota dois projetos de lei  amanhã

Dois projetos de lei estão em pauta para a votação da Câmara Municipal nesta segunda-feira. A matéria de nº. 31/2009, apresentada pelo vereador Joaquim Soares da Silva, o Joaquim da Delegacia (PDT), autoriza a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Penápolis (COMSEP) e o Fundo Municipal de Segurança Pública (FUMSEP).

Audição
Projeto de autoria do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio, o Dr. Rodolfo (PV), dispõe obrigatoriedade de avaliação oftalmológica  na rede municipal de ensino, a partir da pré-escola. A sessão da Câmara Municipal começa às 20h com transmissão ao vivo pela Rádio Difusora (AM-820), internet (
www.camaradepenapolis.com.br) e TV Câmara (canal 22/TV a cabo). Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade