
CADERNOS


VÍDEOS

CLIMA
fale com o DIÁRIO

+55 (18) 3652.4593


Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br
CIDADE & REGIÃO
25/11/2006
“Periferia em Ação” encerra festividades da Consciência Negra
As comemorações em torno da Semana da Consciência Negra em Penápolis estão chegando ao final. Amanhã, 26, acontece na Praça 09 de Julho o 5º Periferia em Ação, evento que reúne adeptos e simpatizantes do hip hop da cidade e região. O início das atrações está programado para às 14h00; a participação é de graça, aberta a toda população.
O evento será marcado pela participação de vários grupos de hip hop da cidade e também da cidade de Promissão, com apresentações de rap, break, dance e capoeira. A organização e mobilização dos participantes está sendo feita pelos adeptos da cultura hip hop de Penápolis. O objetivo é rebater, com música, dança e diversão, o preconceito que ainda existe na sociedade. O hip hop é um movimento cultural que surgiu na Jamaica, de uma mistura entre a tradição africana do canto falado e a animação dos bailes dos guetos jamaicanos, os “sound sistems”. Esse estilo foi levado pelo DJ Kool Herc às comunidades afro-americanas das regiões do Bronx, Queens e Brooklyn, de Nova Iorque, no início dos anos 70. Daí para frente passou a se espalhar pelo mundo. O termo hip hop foi criado pelo DJ Afrika Bambaataa para descrever a cultura.
Sarau
Também como parte das festividades aconteceu na noite da última sexta-feira, 24, o Sarau Diversidades, na Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros.
Esse sarau, cujo tema foi “Consciência e Cidadania”, teve grande variedade de atrações culturais: poesias, apresentação de capoeira com a Associação Lutar pela Liberdade, apresentação teatral de “O Negrinho do Pastoreio” com alunos da Escola Municipal Marcos Trench, músicas com alunos do projeto municipal de Educação de Jovens e Adultos, apresentação teatral “As Três Pessoas de Fernando” com o grupo A Arca de Nós Zé, dança de Chorinho com crianças do Centro Municipal de Educação Integrada da Vila Planalto, apresentação teatral “Deus Decepção” com o grupo Pano de Fundo Produções e apresentação teatral “A Humilhação do Negro” com o Núcleo Municipal de Teatro.
Promoção
A Semana da Consciência Negra em Penápolis foi promovida em conjunto pela Prefeitura, através da Biblioteca Municipal, Museu Histórico, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação, Câmara Municipal e Apeoesp (subsede de Penápolis), com o apoio da Escola de Educação Infantil Leãozinho e Colégio Anglo. Secom – PMP
CIDADE E REGIÃO
Tutores de cães são condenados por ataque contra mulher
CIDADE E REGIÃO
Morre jovem que sofreu acidente ao conduzir moto na contramão na rodovia Marechal Rondon
CIDADE E REGIÃO
Barbosa adere a programa de consórcio regional
Imagens da semana
© Copyright 2025 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.