Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/11/2015

“Passos que Salvam”: Caminhada tem adesão contra o câncer infantojuvenil

Imagem/Cleisson Nardo
Detalhes Notícia
As pessoas aderiram à campanha e participaram da caminhada Passos que Salvam, em Penápolis

DA REPORTAGEM

Assim como diversas cidades do Brasil, Penápolis também participou no último domingo (22) da 4ª Caminhada “Passos que Salvam”, promovida pelo hospital do Câncer de Barretos. O evento foi realizado em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil”, comemorado ontem, 23 de novembro. Esta é a primeira vez que Penápolis participa do encontro, que tem o objetivo de despertar a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Em Penápolis, o evento foi organizado pelo grupo, Unidos Pela Vida, estando à frente o coordenador do Hospital em Penápolis, Cleisson Nardo, que revelou ter ficado muito contente com a participação das pessoas. “Infelizmente tivemos poucos dias para divulgar a caminhada aqui na cidade, mas ficamos felizes com os resultados alcançados. As pessoas atenderam nosso chamado e, sabendo da importância desta campanha, participaram conosco junto com suas famílias, o que resultou numa campanha tranquila e bastante alegre”, comentou. A concentração ocorreu a partir das 08h00 no Parque Santa Leonor. Os participantes vestiram a camisa oficial do evento e, além da caminhada, realizaram um alongamento promovido em parceria com academias da cidade e também tiveram ao final uma aula de Zumba. A animação ficou por conta dos Doutores do Coração, que também aderiram ao movimento e com caras pintadas participaram do evento levando alegria e descontração para os participantes. Frutas e água também foram distribuídas e um sorteio de brindes realizado durante o evento. “A participação de todos foi excelente. Tivemos muitas famílias reunidas por conta da conscientização de algo muito importante como o câncer infatojuvenil. Foi muito bom ver as pessoas reunidas em prol do bem, nos motivando a participar cada vez mais de coisas boas como esta caminhada”, ressaltou o coordenador. Agradecemos a todos que, de alguma forma nos ajudou a realizar este evento. Havendo o envolvimento de todos foi possível promover esta caminhada sobre uma causa nobre, além de todas aquelas pessoas que se dispuseram a sair de suas casas e participar conosco”, finalizou Cleisson.
Mesmo após a realização do evento, kits contendo boné, squeeze, cadarço e camiseta alusiva ao projeto estão sendo vendidas a R$ 30. O valor arrecadado é repassado ao Hospital de Câncer para ajudar nos trabalhos feitos com crianças e adolescentes na instituição. A compra dos kits, bem como qualquer doação que as pessoas desejam realizar ao Hospital de Câncer de Barretos, podem ser feitas na loja de acessórios automotivos de propriedade do coordenador, localizada na rua Armando Silva, 593, no residencial Fernanda – às margens da rodovia Arnaldo Covolan. Telefone de contato (18) 3653-4890. 

O câncer infantil
Manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos parecem sintomas comuns da infância e podem ser confundidos com doenças que acometem as crianças e os adolescentes, mas também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo. Com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, as chances de cura são elevadas em até 95%. Estima-se que mais de 12 mil crianças sejam diagnosticadas com câncer no Brasil, sendo que apenas 50% receberão atendimentos. Quando isso acontece, muitos deles já chegam com a doença em estado avançado por diversos fatores, como desinformação dos pais, medo do exame e desinformação dos médicos. Além de ter a semelhança dos sinais e sintomas com patologias comuns da infância. 
Atualmente, 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. A maioria dessas crianças terá vida praticamente normal. As estatísticas da Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) de 2001 a 2007 mostram que 40% dos pacientes atendidos estão na faixa de 06 a 15 anos, portanto, em idade escolar. 

(Rafael Machi – Com informações AACC)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade