Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/10/2016

“Outubro Rosa”: Unidades de Saúde fazem ações especiais em campanha

A Secretaria Municipal de Saúde informa que durante este mês de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde e Macros desenvolvem atividades especiais em razão da campanha “Outubro Rosa”. Dentre as atividades realizadas estão a coleta do exame preventivo e orientação sobre o autoexame e câncer de mama.
A campanha “Outubro Rosa” tem como objetivo esclarecer não só as mulheres, mas toda população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame e a mamografia a fim de prevenir contra o câncer de mama. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.
A coleta do exame preventivo já é uma rotina nas unidades de saúde, entretanto, durante o mês de outubro, serão ampliadas as vagas e horários para a realização do exame. Toda mulher que já tenha iniciado sua vida sexual, deve procurar a unidade de saúde de referência para fazer a coleta do preventivo, de forma gratuita.

Ações externas
Além das atividades realizadas nas unidades, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará ações externas, como palestras em empresas e passeata. No próximo dia 19 de outubro, acontecerá uma ação educativa para as mulheres funcionárias da Usina Clealco, com palestra de orientação sobre o câncer de mama e outros, ministrada pelo enfermeiro Vander Caferro e enfermeira Lilian Iceri, além de orientações sobre o autoexame e coleta de preventivo.
A empresa Unifardas também receberá a ação educativa (em data ainda a ser definida) com palestras, orientações e coleta de preventivo, que será coordenada pela enfermeira Flávia de Oliveira.
A Passeata com todos os funcionários das unidades de saúde e comunidade em geral será feita em parceria com o Ghapo (Grupo de Humanização e Apoio aos Pacientes Oncológicos), marcada para o dia 12 de novembro, a partir das 9h, com saída em frente ao Santuário São Francisco de Assis. Na oportunidade, serão celebradas as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, que alertam a população sobre o câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente.

Movimento
Na década de 1990, têm início no Brasil, o movimento conhecido como “Outubro Rosa”, que visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade