Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/03/2008

“Liquida Penápolis” terá segurança reforçada

Detalhes Notícia

No próximo sábado, 08, as áreas comerciais da cidade contarão com a intensificação da segurança por conta da segunda edição da promoção “Liquida Penápolis – Dez horas de economia”. Preocupados com a segurança e tranqüilidade dos milhares de consumidores esperados para o bota-fora, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) e o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) reuniram-se ontem com autoridades policiais do município. Na ocasião, foram elaboradas as medidas a serem tomadas tanto pelas Polícias Civil e Militar, representados na reunião, quanto pelos comerciantes. O encontro contou ainda com demais membros do Conselho, entre eles, os secretários municipais Claudilei Rodrigues da Rocha (Desenvolvimento, Trabalho e Turismo) e Francisco Gomes Garcia (Obras), delegado Mauro Gabriel, presidente da ACE, Dílson Ronconi, além do presidente do Conseg, João dos Santos, o Jaó.
O delegado Mauro Gabriel informou que uma equipe do policiamento civil será deslocada para os pontos comerciais, não só na área central da cidade como nas avenidas onde existe concentração de estabelecimentos, como parte do jardim Eldorado, na rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, e da Vila América, na rua Amazonas. O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, capitão Paulo Augusto Leite Motooka, sugeriu ainda a contratação de seguranças devidamente qualificados para a função, para auxiliar na observação de atitudes suspeitas nos estabelecimentos. A base móvel da Polícia Militar, com pontos alternados pela área central, estará instalada na praça do Santuário São Francisco de Assis, facilitando a comunicação com os comerciantes e a população.
Para o sábado do “Liquida”, a orientação da ACE é para que os comerciantes evitem colocar seus veículos estacionados defronte estabelecimentos comerciais, para proporcionais mais espaço de circulação, já que as calçadas poderão ser usadas para exposição dos produtos. O funcionamento das lojas será das 8h às 18h, com serviço de Zona Azul suspenso durante todo o dia.
Jaó lembrou o sucesso da edição do evento do ano passado e reforçou a importância dos organizadores e do Conseg priorizarem a segurança, para que o evento tenha o mesmo resultado da primeira edição. O presidente da ACE lembrou que o contingente de pessoas que se dirigiu ao centro da cidade superou as expectativas. “A ausência de incidentes foi também uma questão de sorte, já que não esperávamos tanta gente. A movimentação nos surpreendeu”, comentou Dilson.

Cuidados
Já o comandante da PM disse que os comerciantes devem estar atentos a atitudes suspeitas. “Caso o comerciante note que tem alguém circulando e observando muito a loja, principalmente em grupos ou que chegam em motocicletas e passam a sondar o espaço, é importante contatar a polícia para averiguação”, sugeriu.
Motooka alertou ainda sobre cuidados necessários no dia-a-dia da população. Ele sugeriu que o motorista, ao trancar o veículo, não deixe objetos como óculos, bolsas e pacotes sobre o banco ou painel do carro, e retirem o aparelho de som. As motocicletas devem ser estacionadas nos bolsões, facilitando a fiscalização. “As bicicletas devem estar sempre trancadas, para que o ladrão não veja facilidade em furtá-las”, disse. Diante de emergência, a pessoa deve discar para o serviço de emergência 190 ou contatar um policial que esteja nas proximidades. “Em qualquer caso de ocorrência, a pessoa deve tentar guardar o máximo possível de características do bandido, como físico, cor das vestes, dos olhos e dos cabelos, notar se a pessoa tem alguma cicatriz no corpo, enfim, detalhes que ajudam na identificação”, comentou, “E sempre em caso de se deparar com um ladrão que esteja armado, é importante tentar manter a calma e lembrar que, a princípio, ele não quer tentar contra a vida do outro e sim levar algum objeto de valor”, acrescentou. Como amplamente divulgado pelos órgãos policiais, outra recomendação é não reagir com movimentos bruscos ou que possa surpreender o bandido. “Lembre-se que o ladrão também está numa situação de tensão, e pode agredir a vítima ou até mesmo ter uma ação acidental”, considerou o comandante. (AR)

“População facilita ação de criminosos”, diz comandante

Durante reunião do Conseg, o comandante da PM, Paulo Motooka, afirmou que grande parte das ocorrências de furtos e roubos na cidade acontece pela falta de cuidados dos próprios moradores. “As facilidades deixadas pela população são muitas. Bicicletas ficam expostas sem cadeado, comerciantes e pessoas que lidam com dinheiro circulam com valores altos sem muita preocupação”, citou.
Questionado sobre a necessidade de aumentar o efetivo policial na cidade, Motooka disse que a medida não é possível, e que o necessário é elaborar ações com o número de profissionais disponíveis. “O que falta é mobilização social pela conscientização, e não aumentar o número de policiais”, considerou. Ainda segundo ele, a penitenciária em Avanhandava não prejudica a segurança na cidade. “Claro que o efetivo precisa participar de ações como escolta de presos, mas a proximidade com a unidade não é responsável pela onda de assaltos na cidade”, afirmou.

Estatísticas
O delegado Mauro Gabriel reforçou o comentário do comandante da PM, afirmando que a onda de assaltos é um fenômeno observado em todo o estado e que tem como facilitador o fato da população em geral descuidar bastante de seus bens, muitas vezes deixando até as portas de residências abertas. Ele declarou que a situação na cidade, apesar de preocupar a população já que não deixa de ser uma ameaça à segurança, não é causada por organizações criminosas, contrariando boatos de que lideranças do PCC nas proximidades estariam por trás destas ocorrências. Ainda segundo o delegado, a média de ocorrências na cidade não é preocupante ao ser comparada com a média geral. “Entre cinco roubos registrados, quatro deles são esclarecidos”, contou, “E até mesmo quando falamos em números de roubos temos que considerar que roubo tanto de um objeto quanto de um veículo ou grandes valores em dinheiro são igualmente considerados como um único tipo de ocorrência, o que pode fazer com que as estatísticas assustem”, finalizou Mauro Gabriel. (AR)

Foto: “As facilidades deixadas pela população são muitas”, disse o Comandante da PM no encontro

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade