Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/11/2018

"História Africana e Afro-brasileira": Pedagogia da Funepe realiza projeto cultural

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Capoeira é uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil

DA REDAÇÃO

No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, foi estabelecido um marco legal, político e pedagógico de reconhecimento e valorização das influências africanas na formação da sociedade brasileira e do protagonismo da população afro-brasileira na formação social, política e econômica do país. Foram criadas, ainda, formas efetivas para o enfrentamento e a eliminação do racismo e da discriminação nos contextos educacional e social. Desde então, tanto o Ministério da Educação quanto a Representação da Unesco no Brasil têm concentrado esforços para produzir conteúdos e materiais pedagógicos voltados para a formação inicial e continuada de professores vinculados à educação básica. 
Muitos são os aspectos culturais que sofreram influência africana no país, entretanto, podemos destacar a capoeira como uma dança-luta praticada pelos antigos escravos criada no Brasil e a culinária, com vários temperos e pratos típicos, como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na área musical, os ritmos africanos estão em quase todos os estilos brasileiros, tais como maxixe, samba, choro, bossa-nova. Na dança, o samba é a expressão maior da cultura afro descendente.
O curso de Pedagogia da Funepe conta com as disciplinas de Conteúdos, Metodologias e Práticas de Ensino de História e Atividades Complementares no quarto e sexto semestres de Pedagogia, ambas sob a responsabilidade do professor Cledivaldo Donzelli. Estas disciplinas proporcionam aos alunos leituras teóricas de diversos autores e apresentam as várias possibilidades metodológicas para desenvolver esta temática em sala de aula, além de aplicarem projetos de extensão junto às diversas escolas e equipamentos culturais do município.
No mês de outubro os alunos Beatriz Issa, Bruno Monteiro, Giovana Chamareli, Patricia Alves e Thailine Santos desenvolveram em parceria com o Programa Escola da Família da Escola Estadual “Luiza Nory” em Penápolis. O projeto, denominado História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, conta com a participação de crianças e jovens. 
Os alunos apresentaram a história da capoeira, seguida de explicação sobre a função de cada instrumento, além da apresentação de capoeiristas voluntários do programa. Logo após contaram a história da culinária africana e afro-brasileira como forma de demonstrar que o país foi composto por três matrizes, sendo índia, africana e europeia. 
Para isso apresentaram e degustaram a Munguzá, uma iguaria doce feita de  grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca,  açúcar, canela em pó ou casca,  cravo-da-índia, além de uma pitada de sal. No Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil o mesmo prato é denominado canjica. 
Os resultados, segundo os alunos, foram excelentes, pois as crianças e jovens compreenderam os aspectos constitutivos de suas identidades num mundo globalizado e totalmente voltado ao presentismo.

(AI/Funepe)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade