Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/12/2006

Água para todos: Lei beneficia população carente

O projeto de lei de autoria do prefeito João Luís dos Santos (PT), beneficiando as famílias de extrema pobreza com o fornecimento gratuito de água tratada, esgoto e coleta de lixo que foi aprovado pelos vereadores na semana passada, tem sido elogiado por representantes do segmento que atende a população carente do município.

O referido projeto desrespeito à criação da Campanha “Água para todos” em prol da arrecadação de fundos em favor do Programa de Saneamento para as famílias de extrema pobreza, que não possuem condições financeiras de pagar os custos dos serviços públicos de água, esgoto e resíduos sólidos.

“Essa lei vem complementar a legislação já existente (ver box) em torno do abastecimento de água, garantindo o direito da população, em especial da parcela mais carente do município”, explica o prefeito João Luis.

Para a composição do projeto foi criada uma Comissão formada por representantes do Legislativo, do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), do Conselho Deliberativo do Daep, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, de Voluntários da sociedade, do Conselho Tutelar e do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além de atender às reivindicação dos voluntários e profissionais da área social, a Campanha “Água para todos” também atende a proposta muito debatida e deliberada nas edições do Fórum de Saneamento e Meio Ambiente que é realizado com a participação popular.

 

Satisfação

Uma das pessoas que mais se entusiasmou com a elaboração e aprovação do projeto foi a dona Isabel Castilho. Segundo conta, há mais de dez anos ela e outras voluntárias lutavam para que as famílias carentes da cidade pudessem obter esse benefício, já que realmente elas não teriam condições de pagar a conta e o corte de água seria inevitável.

“Há casos de mulheres que o marido foi embora e elas tiveram que trabalhar no corte de cana para poder criar filhos pequenos, no entanto, o que elas ganham, não é suficiente para pagar as contas da casa. A interrupção do fornecimento de água nessa residência é uma atitude terrível, que chega a ser desumana”, analisa Isabel.

De acordo com a voluntária, ela tentou por várias gestões resolver essa situação, mas somente agora, na administração do prefeito João Luis foi conquistado o benefício. “O diretor-presidente do Daep, Lourival Rodrigues e o prefeito João Luis sempre estiveram dispostos a nos ajudar nessa causa e hoje, graças a Deus conseguimos essa ajuda às famílias carentes da cidade”, agradece.

Dona Isabel comenta que esse é o melhor presente de Natal que ela já recebeu, foi uma grande vitória. “Ainda bem que essa administração conta com pessoas que têm a cabeça no lugar e o coração no peito. Estou muito feliz”, elogia Isabel Castilho. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade