Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/05/2019

Água: Daep atesta qualidade distribuída em Penápolis

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Laboratório faz análises diárias da qualidade da água; em 2018, mais de mil amostras foram analisadas

Análises contínuas atestam a qualidade da água coletada e distribuída a população penapolense. A afirmação do Laboratório do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) refuta as informações divulgadas com base no Sisagua (Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano).
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto, o Batata, as informações divulgadas de que a água tratada e distribuída a população contém agrotóxicos é equivocada. “O laboratório analisa continuamente 16 tipos de agrotóxicos que são utilizados em nossa região, de acordo com órgãos do setor de agricultura. Nenhum tipo de agrotóxico foi encontrado em nossa água”, enfatizou.
“A água distribuída na cidade obedece aos parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde – Anexo XX da Portaria de Consolidação 5/2017. A legislação brasileira define os parâmetros e a frequência do monitoramento da água distribuída a população que devem ser realizados para o Controle de Qualidade da Água. O Daep segue estritamente esta legislação”, afirmou Batata.
Ainda de acordo com presidente, os dados devem ser investigados e analisados pelos órgãos competentes para verificação se houve uma falha no sistema ou algum outro motivo, pois os dados disponibilizados não correspondem à realidade encontrada em diversos municípios.
“Há 41 anos o Daep se dedica em prestar serviços de qualidade a toda comunidade penapolense, seguindo os parâmetros em relação aos agrotóxicos e os limites estabelecidos pela legislação brasileira. Portanto, não há motivos para deixar de consumir a água tratada em Penápolis”, esclareceu o Batata.

Qualidade 
O laboratório de controle da qualidade da água e efluentes do Daep é acreditado pela Norma NBR ISO/IEC 17.025:2017. Esta é uma norma técnica internacional que atesta a competência dos laboratórios em análise da qualidade da água. O laboratório faz análises diárias, mensais e semestrais da qualidade da água. Em 2018, foram realizados 10.306 ensaios em diversos parâmetros para avaliar a qualidade de água.
A bióloga responsável pelo laboratório, Rosane Centenaro Dantas, explica que os laboratórios acreditados possuem seu limite de quantificação das substâncias bastante restrito para que haja uma margem de segurança nos resultados em relação aos limites estabelecidos na legislação brasileira.
“Mensalmente, o Daep envia os relatórios da Qualidade da Água ao Ministério da Saúde, através do Sisagua e à Vigilância Sanitária de Penápolis. Todas as análises realizadas atestam que a água é extremamente segura e de qualidade. A população pode ficar tranquila quanto a isso”, destacou.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade