Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/02/2008

Água: Câmara busca informações sobre projeto para nova captação

Por iniciativa do vereador Francisco José Mendes (PSDB), o Tiquinho, a Câmara Municipal de Penápolis  requereu ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis (Daep), informações sobre o projeto de estudos para uma nova fonte de captação de água para a cidade. O tucano questiona se já houve licitação, contratação de empresa e quanto será gasto  para o desenvolvimento da pesquisa. Atualmente a única fonte de captação para Penápolis é o Ribeirão Lajeado e entre outras possibilidades, está  o Ribeirão Bonito.
Durante a discussão do requerimento, o vereador Mauro Olympio (DEM), afirmou que há vários anos a Câmara Municipal tem cobrança para o planejamento de outra captação de água.  Ele destacou a atuação dos vereadores Benjamin Hubner Filho e Osmar de Almeida na gestão 1997/2000 pela medida. “ Quando houve o tombamento do caminhão com carga que atingiu o Ribeirão Lajeado e colocou em risco o abastecimento de água, voltou a ser discutida a importância de uma segunda fonte de captação nessa gestão, mas o assunto esfriou com o tempo. É preciso parar de ficar viajando e cuidar disso”, afirmou  Mauro Olympio em crítica à direção do Daep.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), complementou o requerimento em discussão com pedido informação ao Daep se existem estudos concretizados em anos anteriores, de alternativa para outra captação de água. “Foi falado que a captação de água pelo Ribeirão Bonito seria por declive num aproveitamento das condições da área do trajeto. No caso de existir mesmo um estudo pronto, poderia haver uma economia no novo processo”.
O vereador Adalgiso do Nascimento (PMDB), o Ziza, disse que em conversa com o diretor do Daep, Lourival Rodrigues dos Santos, apurou que  a captação pelo Ribeirão Bonito demandaria custos altos para o tratamento da água porque afluentes desse rio recebem despejos   por algumas cidades que não tem um bom tratamento de esgoto. “Por isso a água do Bonito  tem um quantidade grande de chumbo”, considerou Ziza, que também enalteceu os cuidados para preservação da área de captação de água no Ribeirão Bonito.  

Moção
A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulação para o professor de Educação Física e técnico de futebol, Ademir Reginaldo Leite pela brilhante coordenação da 1ª Copa Brasil  de Futebol em Barbosa (propositura do vereador Roberto Calez).

Abrigo
Também foi aprovado projeto que estabelece cobrança de dois salários mínimos mensais por menor de fora atendido pela Casa Abrigo de Penápolis. O pagamento deverá ocorrer por meio convênio de prefeituras interessadas da região com a de Penápolis.
Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade