Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/06/2014

‘Fila Zero’: Câmara Municipal aprova projeto para pessoas com câncer

Imprensa/Câmara
Detalhes Notícia
Câmara aprovou por unanimidade projeto Fila Zero, de autoria do vereador Caíque Rossi

Pessoas com câncer ou suspeita da doença poderão ter atendimento praticamente  sem espera para a realização de exames de ressonância magnética, tomografia, endoscopia digestiva e mamografia em Penápolis. A criação do benefício, proposta através de projeto de lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, Caíque Rossi (PSD), teve aprovação por unanimidade anteontem pelo Legislativo e segue para promulgação do Executivo. A matéria dispõe  prazo máximo de 10 dias para ressonância magnética e 7 dias para tomografia, endoscopia  digestiva e mamografia.
 A mesma prioridade está prevista para os casos de indícios de  câncer e  houver requisição por médico especialista da área. O programa tem abrangência para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na discussão do projeto, Caíque Rossi disse que a iniciativa busca garantir rapidez no atendimento de casos de câncer, de forma a contribuir para o tratamento da doença e diminuir o sofrimento dos pacientes e familiares.
O médico e vereador Zeca Monteiro (PT), enalteceu o Fila Zero pelo amparo especial a ser proporcionado pelo projeto. “No mínimo é um programa de bom senso. Acompanhamos as dificuldades do tempo para realização dos exames. A prioridade no atendimento ajudará para diminuir sofrimentos”.
O vereador Lucas Casella (PROS), manifestou confiança de que a administração municipal, por meio do secretário de Saúde, Alex Cruz, conseguirá efetivar com sucesso o Fila Zero. “Nosso secretário de Saúde possui boa vontade e haverá esforço para que o tratamento oncológico seja excelência em Penápolis”.
O vereador  José Santino, o Zezinho Leiteiro (PT), considerou que a rapidez nos exames ajudará inclusive para melhorar o aspecto emocional dos pacientes e familiares. “Como diz o nome do projeto, Fila Zero, os pacientes não terão espera, colaborando para a recuperação da saúde”.
O vereador Alexandre Gil (PT), afirmou que os casos de câncer merecem atendimento prioritário por parte do poder público. “Não só as pessoas com a doença, como os familiares precisam de uma atenção especial”.
O vereador Nardão Sacomani (DEM), defendeu o acréscimo de biópsia no quadro de exames do Fila Zero. O democrata relatou as dificuldades de demora para atendimento para uma jovem com suspeita de câncer no seio.
A proposta de Nardão Sacomani foi reforçada pelo vereador Francisco José Mendes, o Tiquinho (PSDB). Segundo ele, existem espera de atendimento superior a um ano e situações em que os pacientes acabam tendo que custear exames e consultas, mesmo com grandes dificuldades financeiras.

Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade