Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

23/01/2013

“Família” é tema do Calendário 2013 lançado pela Unisam

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Prefeito Célio de Oliveira parabeniza os artistas pelas telas do Calendário 2013 da Unisam/Caps

A Unisam (Unidade Integrada de Saúde Mental) realizou no dia 18 de janeiro o lançamento do Calendário 2013, cujas páginas retratam as obras de arte produzidas pelos usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial “Nossa Senhora Aparecida” de Penápolis. O evento aconteceu na própria unidade com a presença dos artistas, familiares, técnicos do serviço e autoridades do município, dentre elas o prefeito Célio de Oliveira.
As ilustrações foram criadas sob a orientação da instrutora de artes plásticas, Sônia Zaramello, durante atendimento na Oficina de Artes. Distribuído gratuitamente, a confecção do calendário foi custeada pelo CISA (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e traz o tema: “Família”. O objetivo do projeto em 2013 é mostrar que a Unisam, juntamente com os pacientes e seus familiares, consiste uma grande irmandade onde todos são unidos.
Pensando em convívio fraterno, os homenageados desta edição foram Bernardo Lopes Vargas Filho e Maria Pietroforte Lopes Vargas, os pais da paciente Jussara Pietroforte Lopes Vargas. Eles foram escolhidos porque sempre acompanham as ações desenvolvidas pela filha, convivendo frequentemente com a Unisam. Desta maneira, a homenagem ressaltou a importância da comunhão e parceria entre as famílias durante o tratamento dos usuários do CAPS.
O prefeito Célio de Oliveira esteve presente no lançamento e parabenizou o trabalho realizado. “A inclusão, o resgate da dignidade estão visivelmente expostos neste impecável calendário. Todo cidadão tem direito à cidadania”, falou o prefeito.
Entre os autores das obras de arte retratadas no calendário estão Rogério Fernandes Vale, Luis Veroneze, Claudinei de Assis Lopes, Isaias Blecha, Maria Dantas Silveira, Alexon Marques Corrêa, Marisa Mara Dalliesse, Aparecida do Carmo, Ricardo Alexandre Batista, Rosa M. B. Richart, além da paciente Jussara Vargas, filha dos homenageados.
Segundo a encarregada técnica do CAPS,  Isabel Cristina de Moraes, o trabalho visa despertar nos pacientes o “poder fazer” e a possibilidade de expressarem os seus sentimentos através da arte, além de utilizar as pequenas percepções para reconhecerem e descobrirem as potencialidades que possuem. “O projeto anual do calendário é uma forma de expor o potencial do paciente com transtorno mental à comunidade e auxiliar no resgate a cidadania”, disse Isabel Cristina.
Além das oficinas de pintura em telas, há confecção de pijamas, camisetas e artesanato. Através das atividades do CAPS, verdadeiros artistas estão sendo descobertos. Após pintarem os pontos de coletivo da cidade, alguns pacientes começaram a receber convites da comunidade para realizarem trabalhos particulares.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade