Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/01/2018

“Escolhi Vencer”: Cristiane Barbosa busca recursos para lançamento de livro

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Cristiane busca recursos para o lançamento do livro que conta sua história de superação

DA REPORTAGEM

A penapolense Cristiane Barbosa França, que ficou conhecida em todo o Brasil após mostrar, em programas de televisão, sua superação como cadeirante através da dança com seu filho, Otávio França da Silva, surpreendeu mais uma vez a todos e pretende lançar nos próximos meses um livro que fala sobre a sua luta de vida e a superação que vem conseguindo ao longo dos anos, vencendo suas dificuldades, preconceitos e levando para as pessoas a ideia de que é possível ter uma vida normal, apesar de suas limitações físicas. Apesar do projeto já estar pronto, ela ainda busca recursos para a impressão das cópias e seu lançamento oficial. 
Cristiane mostrou sua história de vida no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo, e também no ‘Programa da Xuxa’, da RecordTV. Por conta de suas limitações físicas, ela e seu filho sofreram muitos preconceitos. Foi na dança que eles escolheram vencer estas dificuldades e passaram a fazer apresentações em diversos lugares, chamando a atenção por onde passam. Cristiane também venceu preconceitos ao palestrar, para diferentes grupos, e mostrar como é possível vencer e levar uma vida normal.
O livro escrito por ela recebeu o título de “Escolhi Vencer”. Cristiane teve o projeto após ser incentivada pelo empresário Marcelo Sampaio, que ao ver uma de suas palestras passou a motivá-la como uma forma de levar suas ideias para mais pessoas através da publicação. “Vi no livro a oportunidade mostrar como é possível vencer, e lidar com o problema do preconceito, de suas próprias limitações e mostrar como eu escolhi vencer”, destacou a autora. Ela revelou que aos quatro meses de vida sofreu uma paralisia infantil que deixou sequelas. “Eu sofri muito preconceito com isso, cheguei a apanhar na escola devido à minha dificuldade para andar e isso me afastou dos estudos e de muita coisa”, contou. Mesmo assim, ela mantinha sua rotina, até o dia em que ela escorregou de um banco e sofreu uma lesão na coluna que a impediu de andar. “Sempre fui muito ativa e quando soube que ficaria numa cadeira de rodas entrei em uma depressão profunda. Foi uma fase muito difícil, na qual jamais imaginei passar”, disse.

Pesquisa
Apesar de ser sua própria história, Cristiane conta que teve muitas dificuldades em escrever o material. Segundo ela, sua principal fonte de pesquisa foi sua própria mãe, que, por conta do sofrimento no passado, sente muitas dificuldades em falar sobre o assunto. “Quando tive a ideia do livro, tomei muito cuidado sobre a maneira que eu abordaria o tema. Sei que este é um assunto bastante delicado para minha família, principalmente minha mãe, que passou muitas dificuldades comigo, então ela sofre muito por conta de tudo isso”, destacou.
Todo o processo de pesquisa sobre seu passado demorou cerca de um ano para sua conclusão. Mesmo conseguindo superar seu primeiro obstáculo e convencendo sua mãe a lhe prestar as informações que precisava, ela ainda precisava recuperar fotos de sua infância, o que também não foi fácil. “Isso porque quando pequena, passei por uma enfermidade grave. Na época eu tinha uma tia bastante religiosa e que havia feito uma promessa a Nossa Senhora Aparecida, a de que se eu me curasse ela queimaria todas as minhas fotos que retratavam meu problema. Por conta disso perdi muitas fotos”, revelou. 
Para recuperar boa parte de sua história em fotos, ela recorreu aos parentes que moram mais distantes, chegando a conseguir parte do material até mesmo em outros estados. 

Superação
A superação de Cristiane se deu, principalmente, quando viu seu filho sofrendo preconceitos por sua causa. O preconceito das pessoas fez com que Otávio sofresse bulling por parte de outros alunos na escola onde estudou. Ele chegou a ser trancado no banheiro feminino desta escola por outros alunos que alegavam que ele não poderia estudar lá por ser filho de uma “aleijadinha”. “Quando ele chegou em casa e me contou o que havia ocorrido eu fiquei muito triste, principalmente pelo que ele sentia naquele momento, vi ele sofrendo todo aquele preconceito que eu também sofri quando criança”, comentou Cristiane. Ao contrário do que muitos pais fariam, em pedir punição para os praticantes do bulling, Cristiane quis realizar um bate-papo com os alunos da escola de Otávio e mostrar sua situação, explicando suas dificuldades. Foi aí que ela começou a palestrar em escolas e diversos outros locais sobre essa superação. 
A dança também passou a fazer parte da vida de Cristiane e Otávio. Após começar seu processo de recuperação no hospital Luci Montoro, em São José do Rio Preto, Cristiane conheceu a dança inclusiva e viu aí a oportunidade de mudar novamente sua vida. “Foi algo pela qual me apaixonei. Sempre quis dançar quando adolescente e vi aí a oportunidade de liberdade e independência que um deficiente busca em uma situação como a minha. Dançar me tornou leve e de bem com a vida”, explicou. 
Otávio entrou na dança um pouco mais tarde. Ao ver a mãe dançando, pediu para dançar com ela. Já nos primeiros movimentos chamou a atenção do professor de dança, que o convidou para fazer parte da dança inclusiva. Por conta disso, eles também já se apresentaram em diversos locais e em programas de televisão para todo o Brasil.

Lançamento
Visando contar estas e outras histórias, Cristiane busca apoio financeiro para ter seu livro lançado nos próximos meses. Todo o projeto já está praticamente finalizado, entretanto ainda falta o dinheiro necessário para a impressão das cópias para o lançamento. “Tenho me empenhado muito para isso e buscado este apoio, já que se trata de algo que está sendo muito importante para mim”, afirmou. A princípio, serão lançadas 500 exemplares, ao custo total de R$ 3 mil, sua ideia é a de ampliar o número. “Com a venda dos livros conseguindo aumentar o número de cópias e assim levar minha história para ainda mais pessoas”, destacou. 
Para seu filho, Otávio, ver a mãe concretizando mais um sonho é algo que também o deixa muito feliz. “Acho muito legal tudo isso. Diariamente vejo minha mãe se dedicando a seus projetos e correndo atrás de seus objetivos. Tenho muito orgulho dela e de tudo o que ela tem feito por mim também”, ressaltou Otávio. 
Quem quiser contribuir e conhecer um pouco mais sobre a história de Cristiane pode entrar em contato através do telefone (18) 98129-3312.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade